Projeto integrador logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


É notável que as importações desempenhem um papel importante na vida econômica de qualquer país, por mais rico que seja. Assim, nenhum país é
totalmente auto-suficiente. Aliás, todos os países estão subordinados a uma lei econômica, segundo a qual quanto mais desenvolvidos e mais industrializados forem, maior será a sua necessidade deampliar o relacionamento com os demais países.
A importação consiste na compra de produtos no exterior, por parte dos países que deles necessitam, e na entrada de mercadorias num país, provenientes do exterior.
Durante muitos anos, o Brasil manteve uma economia fechada para o comércio internacional. Adotou, intencionalmente, uma política paternalista destinada a beneficiar a exportação,visando a manutenção superavitária da balança comercial, o que acabou por distanciá-lo dos outros países. Atualmente, o país mudou esta postura. Pratica uma política de abertura à economia e de integração ao contexto internacional para poder participar do processo de globalização.
Uma prova desta mudança foi a implantação, em janeiro/97, do SISCOMEX
(Sistema Integrado de Comércio Exterior)Importação. O SISCOMEX é o instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.
O volume nacional de importação é representativo, porém não tem sido abordado profundamente no Brasil, pois se dá preferência aos incentivos à exportação. Este projeto é uma contribuiçãopara a compreensão da atividade de importação e estimação de custos na atividade de importação, e revela a complexidade da ação de compra organizacional no mercado internacional.
Tendo como base onde a empresa almeja estar futuramente, ela deve decidir seus objetivos, missão e valores. Esses servirão como um norte para que cada medida tornada seja em função dos mesmos e que se estruture suasestratégicas que garantam sucesso competitivo.
A empresa em que o estudo foi baseado, a Fenícia Assessoria em Comércio Exterior vive esta realidade. Ela atua a doze anos no ramo de prestação de serviço, principalmente em desembaraço aduaneiro, buscando uma prestação de serviço diferenciado e almejando agregar valor junto aos serviços que presta, aumentando sua interatividade especifica, dentro dossistemas operacionais de cada cliente.
Por isso, o presente trabalho tem como tema a realização de um estudo de caso dentro da empresa, o seu desenvolvimento organizacional em um processo de importação com base no que a mesma deseja ser e o tipo de serviço que deseja prestar, a sua estratégia.

1.2 PROBLEMA

Diante do exposto visa-se esclarecer o seguinte problema de pesquisa: qual é aestratégia mais adequada e quais são as atitudes que devem ser tomadas pela empresa em relação ao seu planejamento de importação para que a mesma possa obter vantagem competitiva e ofereça um serviço com mais valor agregado para seu cliente?

1.3 OBJETIVO

Os objetivos desse trabalho estão subdivididos em objetivo geral e objetivos específicos.

1.3.1 Objetivo Geral

Definir qual éEstratégia mais adequada para a Fenícia Assessoria em Comércio Exterior e o Planejamento de marketing mais apropriado para a organização, que atua no segmento de comercio exterior.

1.3.2 Objetivos Específicos

a) Estudar os procedimentos estratégicos e de marketing da empresa fenícia assessoria em comércio exterior;
b) Fazer a verificação do ambiente interno, bem como a análise das forças efraquezas da citada empresa;
c) Analisar o ambiente externo juntamente com as oportunidades e ameaças apresentadas pelo mesmo;
d) Verificar se os procedimentos adotados pela empresa se enquadram Com a atual
conjuntura e estrutura na qual está inserida.

1.4 JUSTIFICATIVAS

O presente trabalho é apoiado por um referencial teórico, a respeito dos temas estratégia de processos de importação e...
tracking img