Plano de auditoria ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O presente Plano de Auditoria, exercício de 2012, tem por finalidade a realização de auditoria de caráter preventivo e consultivo no Plano de Manejo da organização Veracel S/A, localizada no Núcleo Florestal em Eunapólis-BA. Com os objetivos de verificar a conformidade das atividades compensatórias, como o plano de manejo em detrimento das atividades realizadas na Veracel eanalisar se a empresa cumpre com as condicionantes instituídas pelas leis ambientais e suas certificações.



































































2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA


A Veracel é uma organização do setor da indústria de transformação. Atualmente, é parceira de duas líderes internacionais nosetor de celulose e papel, a brasileira Fibria e a sueco-finlandesa Stora Enso. A empresa possui cunho agroindustrial integrado, pois cultiva o eucalipto e o industrializa para a fabricação da celulose branqueada de eucalipito. Segundo informações coletadas no site da organização, são 700 colaboradores próprios e cerca de 2.445 empresas especializadas que auxiliam as operações (VERACEL, 2012).

Deacordo com o histórico disponível no site da Veracel, em 1991, ainda denominada Veracruz Florestal e subsidiada pela Odebrecht, foram plantadas as primeiras mudas de eucalipto, somente em 1996, já nomeada como Veracel, a empresa obteve licença ambiental para a instalação da fábrica de celulose, só 1998, tornou-se a Veracel Celulose S/A e assim formou-se a Reserva Particular do Patrimônio Natural(RPPN) Estação Veracel, uma das maiores reservas privadas de Mata Atlântica do Brasil, com 6.069 hectares de mata nativa preservados.

As operações florestais e industriais da empresa são certificadas com o FSC (Forest Sterwardship Council), Cerflor e ISO 14001 e se adequam às exigências previstas no Código Florestal Brasileiro, nas leis de proteção à Mata Atlântica e na legislação ambiental, deacordo com o site da organização.

A Veracel está localizada no Extremo Sul da Bahia. Suas operações estão em uma região que abrange 10 municípios, os quais estão: Eunápolis, Canavieiras, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O município de Eunápolis sedia o Núcleo Florestal, o qual é responsável por atividades de tecnologia,administrativas além de possuir estrutura com capacidade para produção de 24 milhões de mudas de eucalipto a cada ano. Entretanto, o cultivo de eucalipto é efetuado em todos os 10 municípios nos quais a empresa possui operações (VERACEL, 2012).
A fábrica da Veracel, onde se concentram as operações industriais, localiza-se entre Eunápolis e Belmonte, ocupando uma área total de 1.200.000 m².
Possui, ainda,um Terminal Marítimo localizado no município de Belmonte, um armazém de celulose com capacidade para 14 mil toneladas, edificações de apoio e todo o sistema de atracação e espera para as barcaças. (op.cit).







































3 DESCRIÇÃO DO PLANO DE MANEJO


Na fábrica da Veracel, o processo industrial inicia-se com o recebimento damadeira extraída da etapa florestal. De acordo com as especificações das etapas no site da organização, a madeira é cortada em cavacos e submetida a um processo físico-químico em um digestor. Os cavacos são cozidos no licor branco, substância à base de soda cáustica e sulfeto de sódio. O licor branco age para separar a celulose da lignina – um tipo de cola que liga as fibras e permite a elaspermanecerem unidas no tronco (VERACEL, 2012).

As operações ocorrem em um processo de produção contínuo e integrado, com atividades 24 horas por dia, sete dias por semana, com interrupção programada apenas uma vez por ano para a manutenção preventiva da fábrica, durante dez dias, conhecida como Parada Geral.
Só depois da madeira ser integrada aos produtos químicos do cozimento é que a lignina passa a...
tracking img