Controle social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da Participação Popular como forma de controle social
The importance of popular participation as a means of social control

Santos, Geisi Francielle

Resumo: Participação é uma palavra muito utilizada no vocabulário político, cientifico e popular da modernidade. Muito se falou a respeito do tema participação nas últimas decadas, porém o seu entendimento continua sendo um enigma. Ocontrole social pode ser entendido como a participação da população na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Este estudo tem como objetivo, mostrar a importância da sociedade civil se organizar e participar das políticas públicas, e também expor alguns fatores que impedem a participação popular e o controle social. O presente artigobaseia se em textos de autores como Peruzzo, Calvi, Gohn, e outros que discutem sobre o tema.
Palavras Chaves: Participação. Políticas Públicas. Controle Social.
Abstract: Participation is an overused word in the vocabulary of political, scientific and popular modernity. Much has been said on the subject participation in the last decades, but their understanding remains an enigma. Social control canbe understood as people's participation in public management, surveillance, monitoring and control of the shares of Public Administration. This study aims to show the importance of civil society to organize and participate in public policy, and also set out some factors that prevent popular participation and social control. This article is based on texts by authors such as Peruzzo, Calvi, Gohn,and others who discuss the topic.
Keywords: Participation. Public Policy. Social Control.

Introdução
Nas últimas décadas, o termo controle social passou a integrar o vocabulário dos brasileiros. Geralmente a definição dada a este termo está ligada à possibilidade da sociedade civil organizada em participar dos momentos de decisão das políticas sociais. O controle social pode ser compreendidocomo a tentativa de se estabelecer uma nova relação entre o Estado e a sociedade, que implica numa abertura do Estado, para que a sociedade participe de suas decisões.
A Constituição Federal assegura dentre os seus princípios e diretrizes “a participação popular por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis” (Art. 204), entãoinstitui, no âmbito das políticas públicas, a participação social como eixo fundamental na gestão e no controle das ações do governo.
Com base em autores que discutem sobre o tema, este artigo tem como objetivo mostrar a importância da sociedade civil se organizar e participar das políticas públicas, e também expor alguns fatores que impedem a participação popular e o controle social.

1-Participação
Participação é uma palavra muito utilizada no vocabulário político, cientifico e popular da modernidade. Muito se falou a respeito do tema da participação nas últimas decadas, porém o seu entendimento continua sendo um enigma.
Segundo Gohn (2003, p. 15):
Existem diversas formas de se entender a participação. Algumas já são consideradas clássicas e deram origem a interpretações,significados e estratégias distintos, a saber: a liberal, a autoritária, a revolucionária e democrática.
A participação liberal, segundo Gohn (2003), é um principio de democracia onde todos os membros da sociedade são considerados iguais, e a participação é um meio encontrado para a satisfação das suas necessidades.
A participação corporativa é um movimento espontâneo dos individuos que só acontecequando as pessoas participam visando o bem comum, ou seja, está além dos seus interesses pessoais.
A participação comunitária concebe o fortalecimento da Sociedade Civil na forma da integração, dos órgãos representativos da sociedade aos órgãos deliberativos e administrativos do Estado. (Gohn, 2003)
A participação passiva é aquela em que mesmo que a pessoa não se envolva ativamente, quando esta...
tracking img