Iso 14011- auditoria ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIENPA

Técnicos em Segurança do Trabalho
Aldemir Silva de Oliveira
Cleany Barbosa Raposo
Francirlei Cristiane
Lucijane Nascimento de Sousa
Lucilene Santos do Nascimento


As 04 Etapas do Processo de Auditoria do Sistema Ambiental.

Professora: Mônica Mota




Altamira – Pará
Controle Ambiental



1. Introdução 3
2. Diretrizes para Auditoria Ambiental– Procedimentos de Auditoria – Auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental – NBR ISO 14011 4
3. Início da auditoria; 4
3.1 Análise crítica preliminar da documentação: 5
4. Preparação e Plano da auditoria. 5
4.1 Atribuições da equipe de auditoria. 5
4.2 Documentos de trabalho. 5
5. Execuções da auditoria e Reunião de abertura; 6
5.1 Constatações de auditoria 6
5.2 Reuniões deencerramentos 7
6. Relatórios de auditoria e retenção de documentos 7
6.1 Conteúdos do relatório de auditoria 7
6.2 Distribuições do relatório de auditoria 8
7.Conclusão 9
8. Anexos Slides...........................................................................................................................10













1. INTRODUÇÃO
 
 
O temadeste trabalho é em função da crescente conscientização da sociedade da importância da preservação do meio ambiente, das pressões exercidas por organizações governamentais e não governamentais, que fazem com quer as organizações se preocupem de maneira mais efetiva com as questões ambientais. E para acompanhar e avaliar os Sistemas de Gerenciamento Ambiental surgiu às auditorias ambientaisnormatizada pelas ISO’s e entre elas estar há ISO 14011.  
Essa auditoria atua preventivamente em todo processo produtivo, como: evitando impactos sobre o meio ambiente por meio de um conjunto de ações, que incluem controle de emissões tóxicas, reciclagem de resíduos etc.
Determina a conformidade com o sistema de gerenciamento ambiental, em relação aos critérios da auditoria do mesmo.
Demonstraravanços em termos de uso tecnológico ambientais podendo angariar benefícios adicionais, como menos taxas e multas por danos ambientais, menores custos de produção e de disposição de resíduos, além de Ter acesso a melhores oportunidades de negócios para uma empresa.
A ISO 14011 visa ao cumprimento obrigatório pelas entidades auditadas da divulgação de contingências ambientais sob o ponto de vistafinanceiro. Alem de ser gradativamente incluída na gestão organizacional, sob o chamamento mundial de que se torna necessário atender aos preceitos da responsabilidade empresarial sustentável, e ao mesmo tempo, manter posição de competitividade no mundo dos negócios.










2. Diretrizes para Auditoria Ambiental – Procedimentos de Auditoria – Auditoria de Sistemas deGestão Ambiental – NBR ISO 14011

Antes de conceituar a Auditoria Ambiental é importante conceituar Sistema de Gestão Ambiental (SGA). SGA é a parte do sistema global que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos a desenvolver, programar, atingir, analisar criticamente e manter a políticaambiental.
No Brasil, a auditoria ambiental surgiu, pela primeira vez, por meio da legislação, no início da década de 90, quando da publicação de diplomas legais sobe normas de leis.
Essas normas estabeleceram procedimentos para condução, especificamente, de auditorias de Sistema de Gestão Ambiental. Está estruturada em quatro temas: definições; objetivos, funções e responsabilidades da auditoriado sistema de gestão ambiental.
A NBR ISO 14011 apresenta definições para três termos, os quais são apresentados de acordo com a NBR ISO 14011 (ABNT, 1996 d) e existem quatro etapas no processo de auditoria do sistema de gestão ambiental, quais sejam: etapa 1 (início da auditoria); etapa 2 (preparação da auditoria); etapa 3 (execução da auditoria); e etapa 4 (elaboração do relatório de...
tracking img