Planilha excel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA CULTURAL

Tema: Escravidão
Título: Escravidão no Contexto Brasileiro
Disciplina: Antropologia Cultural
Responsável: Marcello dos Santos Sena

Objetivo:
Analisar adiversidade étnica e cultural da população brasileira, enfocando os negros escravos.

Justificativa:
A escravidão negra no Brasil foi a base das relações de trabalho durante os períodos colonial eimperial. A relação entre senhores e escravos não se limitou a um mero jogo de dominação, mas também de uma rede de alianças. O negro escravo exerceu grande influência nos costumes do povo brasileiro. NoBrasil o negro praticou todos os ofícios, passando sua cultura ao povo brasileiro.

Introdução:
Sabe-se que no Brasil a escravidão teve início com a produção de açúcar no século XVI.Trabalhavam muito no açúcar ou nas minas de ouro. Passavam as noites nas senzalas e eram castigados constantemente. Trouxeram os escravos não somente sua força de trabalho para o Brasil, mas ainda de formamaior, seus usos e costumes para nossa cultura. Assim, conclui-se que a escravidão é uma categoria social que pode ocupar diferentes lugares na dinâmica de uma sociedade, não representando necessariamenteuma força produtiva.

Desenvolvimento:
As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo de suas histórias, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e comoutros grupos sociais.


No contexto brasileiro, a escravidão foi vista não somente como força de trabalho, mas mais ainda como uma relação de costumes infiltrados em nossa cultura. Herdamosdos escravos negros o exemplo de resistência e intolerância:
A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta aexplodir na brutalidade racista e classista. Ela incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém,...
tracking img