Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.


O objetivo proposto deste trabalho é contemplar os aspectos histórico-filosóficos/filosóficos/psico-sociais do período de 1940 a 1960 no Brasil, fazendo um relacionamento com a trajetória histórica das ações do Estado voltadas ao atendimento social no período referido, bem como os avanços das políticas sociais após a Constituição de 1988.

O trabalho constituirá numa descriçãode todas as principais ações do Estado voltadas ao atendimento da questão social, apresentando a evolução das práticas adotadas, com a criação e desenvolvimento de serviços voltados para tal fim; por fim, propõe-se fazer uma comparação de tais práticas com os avanços das políticas sociais após a Constituição de 1988.





























EVOLUÇÃO DO SERVIÇOSOCIAL NO PERÍODO 1940/1960.



No primeiro período, o Brasil vive sob a vigência do Estado Novo, de Getúlio Vargas, onde o controle estatal adotado à época faz surgir instituições que visavam promover a paz Social do Estado, tais como o Seguro Social, salário mínimo, Assistência Social, além da Justiça do Trabalho, dentre outras.

A legislação Sindical, datada de 1939, veio acompanhada doImposto Sindical, que visavam impedir o esvaziamento dos sindicatos, no entanto servia de ferramenta para manter o poder de controle do Estado sobre as mobilizações dos trabalhadores. Tal poder foi ampliado com a criação, em 1943, da Comissão de Orientação Sindical, que tinha por objetivo atuar junto à massa não sindicalizada, a fim de esclarecer e aglutiná-la em torno de seus supostos direitos. Emsuma, os sindicatos não podem organizar e liderar lutas, sendo dotados, no entanto, de diversos equipamentos sociais.

O surgimento das grandes instituições sociais está ligado às contradições surgidas após a Segunda Grande Guerra Mundial, e também à crise política e social que precede à desagregação do Estado Novo. Em virtude do aprofundamento capitalista verificado nos países periféricosocidentais, dentre eles o Brasil, surge a necessidade de qualificação da força de trabalho necessária para a expansão industrial.

Os primeiros movimentos sociais, conforme já mencionado, surgem a partir da do engajamento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com a criação da Legião Brasileira de Assistência. Contudo, após a segunda Guerra, o papel das instituições sociais e assistenciais passa a seruma estratégia do capitalismo pós–guerra, que tem por base o reforço ao assistencialismo como instrumento político.

O primórdio do Conselho Nacional do Serviço Social tem seu embrião com a primeira referência explicita aos serviços sociais, encontrado na Constituição de 1934, que assegura o amparo aos desvalidos e fixa a destinação de 1% dos tributos à maternidade e a infância. Contudo, aprimeira medida legal data de 1938, quando se estatui a organização nacional do Serviço Social; cria-se, também, o Conselho Nacional de Serviço Social, vinculado ao Ministério da Educação e Saúde.

Outro instrumento importante, que diz respeito à serviços sociais, é a Legião Brasileira de Assistência (LBA), organizada após o engajamento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que tinha por objetivo darassistência às famílias dos convocados; a posteriori, a LBA passa a atuar em praticamente todas as de assistência social, constituindo-se em mecanismo de grande impacto para o incremento assistencial privado e o desenvolvimento do Serviço Social.

O SENAI criado em 1942, é uma das primeiras instituições a incorporar e teorizar o Serviço social, sobressaindo-se dois elementos do Serviço Socialno SENAI, a saber: A ação ideológica de ajustamento e a coordenação da utilização dos serviços assistenciais corporificados.

Já o SESI, criado em 1946, foi idealizado com a atribuição de estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem estar do trabalhador na indústria; tem por base a experiência SENAI, fazendo parte da evolução da posição dos empresários em relação aos...
tracking img