Planetas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Planeta 3
1.1 Divisão dos Planetas 4
2. História 4
2.1 Babilônia 4
2.2 Astronomia greco-romana (siginficado do termo Planeta) 5
"Esferas planetárias" de Ptolomeu 5
2.3 Índia antiga 6
2.4 Mundo islâmico 6
2.5 Renascimento europeu 6
2.3.1 Século XIX 7
2.5.2 Século XX 7
2.6 Planetas de 1930 a 2006 8
2.6.1 Século XXI 8
2.7 Mitologia e nomes 9
2.8 Formação 11Visão artística do disco protoplanetário 11
Sistema Solar 12
Conclusão 13
Bibliografia 154
Agradecimento 165





















Introdução
Nesse artigo, faremos uma breve discussão sobre o que são Plenetas, abordaremos a sua constituição e realizaremos uma introdução dos conceitos iniciais tratados no estudo deste mesmos corpos celestial.
Geralmente quando vamos fazer oestudo inicial de alguma disciplina ou de algum corpo, primeiramente procuramos saber do que ela trata, ou seja, qual a finalidade daquela matéria para nossas vidas, etc. Dessa forma, você pode estar a fazer a seguinte pergunta: “Mas, afinal, o que são Planetas”. Bem, uma forma comum de responder essa pergunta seria afirmamos que: “ Um praneta é um corpo celestial que orbita uma estrela ou umremanescente de estrela, com massa suficiente para se tornar esférico pela sua própria gravidade, mas não a ponto de causar fusão termonuclear, e que tenha limpado de planetesimais a sua região vizinha (dominância orbital).
Abordaremos com mais detal este tema no decorrer deste trabalho fiquem atento.











Planeta
Um planeta (do grego πλανήτης, forma alternativa de πλάνης"errante") é um corpo celestial que orbita uma estrela ou um remanescente de estrela, com massa suficiente para se tornar esférico pela sua própria gravidade, mas não a ponto de causar fusão termonuclear, e que tenha limpado de planetesimais a sua região vizinha (dominância orbital).
O termo planeta é antigo, com ligações com a história, ciência, mitologia e religião. Os planetas eram vistos pormuitas culturas antigas como divinos ou como emissários de deuses. À medida que o conhecimento científico evoluiu, a percepção humana sobre os planetas mudou, incorporando diversos tipos de objetos. Em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) adotou oficialmente uma resoluçãodefinindo planetas dentro do Sistema Solar, a qual tem sido elogiada e criticada, permanecendo em discussão entre algunscientistas.
Ptolomeu imaginava que os planetas orbitavam a Terra, em movimentos do epiciclo e círculo deferente. Embora a ideia de que osplanetas orbitavam o Sol tivesse sido sugerida muitas vezes, somente no século XVII esta visão foi suportada por evidências pelas primeiras observações telescópicas, realizadas por Galileu Galilei. Através da cuidadosa análise dos dados das observações, JohannesKepler descobriu que as órbitas dos planetas não são circulares, mas elípticas. À medida que as ferramentas de observação foram desenvolvidas, os astrônomos perceberam que os planetas, como a Terra, giravam em torno de eixos inclinados e que alguns compartilhavam características como calotas polares e estações do ano. Desde o início da era espacial, observações mais próximas por meio de sondasdemonstraram que a Terra e os outros planetas também compartilham características como vulcanismo, furacões,tectônica e até mesmo hidrologia.

1.1 Divisão dos Planetas
Os planetas são geralmente divididos em dois tipos principais: os grandes e de baixa densidade planetas gigantes gasosos e os menores e rochosos planetas terrestres. Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: emordem crescente de distância do Sol, são os quatro planetas terrestres Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano eNetuno. Seis dos planetas são orbitados por um ou mais satélites naturais.
Além disso, o Sistema Solar possui também pelo menos cinco planetas anões e centenas de milhares de corpos menores do Sistema Solar.
Desde 1992, centenas de...
tracking img