Cobol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Linguagem COBOL

Atalias Carvalho Maciel1, Bruno Dias Bastos1, Caio Yuzo Dias Nobushige¹, Johnny de Souza Dias1, Roger Moraes S. Simões1.

1Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Universidade Estadual do Pará (UEPA)
Rua Pedro Porpino n° 1181 – Salgadinho – Castanhal – PA – Brasil

ataliasmaciel@yahoo.com.br, {feueryu, caioyuzo-dn, zippao, lemos-r}@hotmail.comAbstract. This article discusses the COBOL programming language, its origin, influences, major features, basic structure, syntax and organization, with source code examples, besides contextualizing COBOL language in the present.


Resumo. Este artigo aborda a linguagem de programação COBOL, sua origem, influencias e características principais, sua organização e estrutura, com exemplos de código-fonte,além de contextualizar o COBOL na atualidade.


1. Introdução


Criado entre o final da década de 50 e início da década de 60, o COBOL é uma linguagem de programação da terceira geração, que tem como objetivo atender as necessidades dos sistemas comerciais, financeiros e administrativos para empresas e governos.

O COBOL (COMMON BUSINESS ORIENTED LANGUAGE) é uma das primeiras linguagens deprogramação de alto nível disseminada no mundo do processamento de dados. Nasce da iniciativa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos durante a CODASYL (CONFERENCE ON DATA SYSTEMS LANGUAGE) com o objetivo de criar uma linguagem comum orientada aos negócios.

O Subcomitê da CODASYL complementou as especificações para o COBOL no fim do ano de 1959, elas foram inspiradas em grande parte pelaslinguagens de programação FLOW-MATIC, COMTRAN E FACT. Em seguida o COBOL também influenciou outras linguagens de programação: PL/I, COBOLSCRIPT E ABAP.

Nas suas especificações, o COBOL possui excelente capacidade de auto documentação, bons métodos de manuseio de arquivos, excepcional modelagem de dados para época, graças ao uso da cláusula PICTURE para especificações mais detalhada de campos.Entretanto segundo os padrões modernos de definições de linguagem de programação tinha sérias deficiências: Sintaxe prolixa, falta de suporte de variáveis locais, recorrências, alocação dinâmica de memória. O COBOL possui muitas palavras reservadas e é difícil não usar alguma inadvertidamente sem o uso de alguma convenção.

Contudo, essas especificações foram redefinidas para atender algumas críticas,acrescentado estruturas de controle melhoradas, orientação a objeto e removendo a possibilidade de código auto modificável.

Embora tenha sido proposto para solucionar problemas de programação do governo Americano, programas escritos em COBOL continuam em uso nas maiorias das empresas comerciais em todo mundo, notadamente nas Instituições Financeiras e em particular em todos os sistemasoperacionais, incluindo o IBM z/OS, MICROSOFT WINDOWS e as famílias UNIX/LINUX.

Mas hoje em dia o COBOL não é muito utilizado no desenvolvimento de novos programas; a maioria dos novos programas COBOL é escrita apenas para estender ou suportar aplicações existentes no mainframe. As empresas que possuem programas em COBOL e que gostariam de migrar para outras linguagens, usam como principal artifício, ofato de muitas vezes esta migração não ocorrer devido ao alto custo e ao risco deste processo. O tempo da migração também é um fator que mantém o COBOL no mercado.

2. História


2.1. Origem do COBOL.

COBOL (acrônimo de “COmmon Business Oriented Language” – Linguagem Comum Orientada a Negócios) teve seu primeiro indicio de criação em meados do primeiro semestre de 1959 após ter sido apresentadana Universidade da Pensilvânia (EUA), em um evento, por Grace Murray Hopper, que foi pioneira em desenvolvimento de linguagens de programação em alto nível, analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos, entre 1940 e 1950. Criadora da linguagem Flow-Matic, que posteriormente serviu como base para a criação do COBOL.

Posteriormente ao evento de sua apresentação, o departamento de defesa dos...
tracking img