Planeta terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO MÉDIO 2° PERIODO













PLANETA TERRA

Massas de Ar – Placas Tectônicas – Correntes Marítimas











Por

Alex Luiz Pontaldi















Blumenau – Santa Catarina

Março de 2012



SUMARIO





INTRODUÇÃO 03

MASSAS DE AR 04

PLACAS TECTÔNICAS 06

CORRENTES MARITIMAS 10

CONCLUSÃO 11INTRODUÇÃO







Neste trabalho vamos aprender um pouco mais sobre nosso Planeta terra, vamos entender como se formam e como de deslocam as massas de ar, qual é a importância dela, e o que ela influencia no nosso clima, vamos também entender as placas tectônicas, desde quando elas foram descobertas, o que elas modificaram no nossoPlaneta Terra, e vamos abordar um pouco sobre terremotos que provem da movimentação das placas tectônicas, por fim, vamos entender um pouco sobre correntes marítimas, qual a direção delas, porque elas migram de um lado para o outro do planeta, e o que influencia em nossos mares, este trabalho foi extraído da Apostila do 2° Período do Pontinho Estudantil e de alguns sites que abordam sobre esteassunto como o Wikipédia o site de Sismologia Instituto de Astronomia da USP, Geofísica, e Ciências Atmosféricas, e também do site Brasil Escola que fala um pouco sobre cada matéria.





























MASSAS DE AR



Massa de ar uma parcela extensa e espessa da atmosfera, com milhares de quilômetros de extensão, apresenta características próprias depressão, temperatura e umidade, determinadas pela região na qual se origina. As massas de ar estão em constante movimento devido às diferenças de pressão.

Existem duas regiões gerais formadoras, região polar e região dos trópicos, o deslocamento das massas de ar, acontecem primariamente de regiões onde a pressão atmosférica é maior para regiões onde a pressão é menor, mas também podem sedeslocar devido a diferenças de temperatura (Que causam diferenças de pressão) se deslocam também pela circulação atmosférica dominante na região (de efeitos globais.)

Uma massa de ar pode ser estendida como uma grande porção da atmosfera que se desloca sobre a superfície terrestre carregando parte das características da região onde se originara, como a temperatura e a umidade, mas ascaracterísticas originais de uma massa de ar podem sofrer modificações durante sua trajetória. Por exemplo, elas podem perder umidade com as chuvas, podem tornar-se um pouco mais quentes ou frias, dependendo da área para onde se deslocam. Existem grandes extensões da superfície terrestre que tem características semelhantes, como, por exemplo, as regiões polares, desérticas, as vastidões marítimasquentes ou frias, etc. Desde que o ar permaneça estacionário durante muito tempo sobre essas superfícies, ocorre a formação de massas de ar influenciadas pelas características da superfície contato. Por exemplo, as massas de ar oceânicas são úmidas e as continentais geralmente são secas. Podemos concluir então que as diferenças nas incidências dos raios solares na superfície da terra são responsáveispela formação das massas de ar.

Quando uma massa de ar se desloca sobre uma superfície mais fria do que ela, é chamada de uma massa de ar quente. Se a superfícies esta mais quente do ela, é chamada uma massa de ar frio.

As massas de ar frias são mais instáveis, apresentam boa visibilidade e permitem a formação de trovoadas e de nuvens uniformes. As massas de ar quentes são maisestáveis e estão associadas a uma visibilidade mais restrita favorecendo a formação de neblinas e nevoeiros e nuvens do tipo estratificado.

As massas de ar são o veículo da transferência de calor na atmosfera através do globo. Quando uma massa de ar se desloca, a sua parte dianteira passa a ser conhecida por frente. A massa de ar em deslocamento vai-se modificando, porque encontra...
tracking img