Planejar, organizar, dirigir, controlar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Planejamento de longo
prazo não lida com decisões
futuras, mas com o futuro de
decisões presentes.”
Peter Drucker

| .Índice1.Introdução...........................................................................................................52. Desenvolvimento..................................................................................................3. Conclusão............................................................................................................. Referências Bibliográficas........................................................................
|
|
|
|| |

5
1.INTRODUÇÃO

Para se falar das funções administrativas é necessário entender o que é administração. A palavra Administração vem do latim, ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas pararealizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Modernamente, administração representa todas as atividades relacionadas com o planejamento, organização, direção e controle. Sejam elas empresariais, governamentais, institucionais, domésticas, etc. A moderna administração surgiu no início do século XVIII, com os engenheiros Frederick Winslow Taylor (focado na organização das tarefasdos operários), e Henry Fayol (focado na estrutura organizacional). Suas teorias (administração científica e clássica, respectivamente) dominaram as cinco primeiras décadas do século passado e exercem forte influência no panorama administrativo até hoje, entranhadas nas novas teorias como: das relações humanas, estruturalista, de sistemas e da contingência.
Taylor foi o pioneiro e maisexpressivo nome da escola que é apontada como fundadora da moderna Teoria Geral da Administração. Conhecida como Escola da Administração Científica, tinha como principal preocupação eliminar o desperdício e aumentar a produtividade das empresas através da maximização da eficiência dos operários.
Fayol (1841 – 1925), o fundador da Teoria Clássica sempre afirmou que seu êxito se devia não só as suasqualidades pessoais, mas aos métodos que empregava. Diferente da Administração Científica, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.
Os dois objetivos principais da administração são proporcionar eficiência e eficácia às empresas. Eficiência quer dizer fazer as coisas corretamente, preocupação com os meios. Eficácia é alcançarresultados, preocupação com os objetivos.
Para os economistas, as empresas visam à produção de alguma coisa mediante a reunião de três fatores de produção, a saber: a natureza, o capital e
6
o trabalho os chamados recursos empresariais ou meios pelos quais a empresa procurarealizar suas atividades para atingir seus objetivos. Esses recursos são: materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos.
As Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle, constituem o processo administrativo. O processo administrativo como um todo são os plilares para que a empresa tenha objetivos a pequeno, médio e longo prazo bem definidos com metase tempo de realização de tarefas pré-estabelecidos com

A Primeira função é o planejamento. De acordo com Richard L. Daft, planejamento é o que define aonde toda e qualquer organização quer chegar e como fazê-lo da melhor forma. No entanto, apesar de parecer claro, este conceito é muito visado por todas as organizações e nem sempre alcança seu melhor desempenho.
Planejar é especificar os...
tracking img