Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO DA ARTE NO BRASIL E A
LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
1 INTRODUÇÃO
Compreender o sentido de Arte e Arte/educação permitirá refletir
sobre as questões referentes a metodologias do ensino que
influenciaram e marcam a identidade de professores que estão à
frente desta disciplina.
Convido você a estudar um pouco sobre a caracterização
de Arte e Arte/educação, de grandes nomes relacionados àpesquisa sobre o ensino da Arte no Brasil e no Mundo.


2 CARACTERIZANDO ARTE E ARTE/EDUCAÇÃO
A Arte está presente na vida das pessoas desde o início da humanidade como forma de comunicação e expressão. Desde a pré-história o homem já se comunicava através dos desenhos e códigos impressos na rocha, que você poderá estudar na disciplina de História da Arte. Por meio das expressões artísticas,é possível além de manifestar sentimentos, perceber o mundo de forma poética, sensível e contextualizada. Ouvir uma música, uma poesia, apreciar um quadro, uma fotografia, uma apresentação de teatro ou dança são modos de fruir e sentir Arte. Fruir Arte é um processo pelo qual o ser humano conhece a respeito da obra, do artista que a criou, de si próprio e do mundo onde está inserido. Assim, otrabalho com a Arte está relacionado à percepção, à emoção, à intuição, à sensibilidade.
“A arte é, por conseguinte, uma maneira de despertar o indivíduo
para que este dê maior atenção ao seu próprio processo de sentir”.
(DUARTE JÚNIOR, 1988, p. 65)
Você já se perguntou qual a real importância da Arte na vida das pessoas?
Barbosa (2002) atenta que é impossível conhecer a cultura de um país, semconhecer sua arte, pois é importante compreender que a Arte é a representação do país por seus próprios membros.
É por meio da Arte que podemos conhecer e entender a cultura do nosso tempo, sendo este um processo fundamental para a construção humana sensível.
Quando falamos de “construção humana sensível”, não estamos generalizando a Arte como forma de despertar apenas sentimentos, pois destaforma estaríamos reduzindo seu real papel enquanto área de conhecimento presente na vida das pessoas.
Estamos aqui, nos referindo a todos os elementos que permeiam esta construção de conhecimento cultural e histórico através da Arte, pois “a arte como linguagem, expressão e comunicação, trata da percepção, da emoção, da imaginação, da intuição, da criação, elementos fundamentais para a construçãohumana sensível”
(PILLOTTO, 2004, p. 38). Como vetor de construção humana sensível, a Arte possibilita contato com o mundo e consigo mesmo.
Permite que, por meio dela, a criança conheça e compreenda o contexto onde está inserida, bem como desenvolva conhecimentos artísticos, culturais e históricos.
A arte/educação proporciona aos alunos o contato direto com imagens e objetos artísticos. Estecontato e o trabalho com as produções artísticas desenvolvido por professores de arte no contexto escolar permitem, além do contato com a Arte, momentos de criação e de expressão individuais e coletivos. Permitem ao aluno conhecer a realidade do seu tempo, a sua cultura e a sua história.

Se pretendemos de fato uma educação para
a cidadania, que entenda os sujeitos como
construtores de suashistórias, temos que garantir
a educação estética e artística nos espaços das
instituições educacionais, talvez o único para
a maioria das crianças, a única possibilidade
para adentrarem no universo poético e estético.
(PILLOTTO, 2004, p. 59)
A escola é o espaço institucional onde o aluno tem a oportunidade de conhecer de forma intencional ou não, os conhecimentos históricos e culturaisconstruídos pela sociedade no decorrer dos tempos. É o espaço que permite uma relação entre história, cultura e Arte. “Ao conhecer a arte produzida em diversos locais, por diferentes pessoas, classes sociais e períodos históricos e as outras produções do campo artístico (artesanato,objetos, design, audiovisual etc.), o educando amplia sua
concepção da própria arte e aprende dar sentido a ela”....
tracking img