Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso
Tecnologia em Gestão Hospitalar

Disciplina
Processos Gerenciais



Introdução

De que maneira as empresas se organizam? A partir de que ponto e de quais estruturas precisamos para realizar mudanças organizacionais?


O que é um planejamento?

O planejamento nada mais é, do que a forma de organizar ações de forma que se possibilite ter visões sobre suas respectivas áreasque poderão ser afetadas por uma mudança, seja ela na sua parte operacional, financeira, ou até mesmo pelo ponto de vista de seus clientes.

Na maneira administrativa, vemos essas etapas por níveis do planejamento, que são: o nivel estratégico, o operacional e o tático. Vejamos uma comparação.

Nesta comparação de tipos de planejamentos, usamos idéias dos seguintes autores: IdalbertoChiavenato, Patrick j. Montana, Bruce H. Charnou e Margarida Maria Krohling Kunsch.

1. Planejamento Estratégico

Idalberto Chiavenato diz que: É realizado no nível institucional da empresa, ou seja, no ponto mais alto da hierarquia. Os participantes desse nível devem desenvolver estratégias para enfrentar esses elementos ambientais. Para este planejamento é necessário haver uma boa intuição ediscernimento, pois é projetado em longo prazo e não se têm dados ou informações sobre ele, daí as dificuldades de um planejamento estratégico. Sujeito a incerteza e imprevisibilidade, ele envolve a empresa como um todo, utilizando todos os recursos. O planejamento estratégico não é a soma dos planos tático e operacional, é um conjunto de tomada de decisões acerca de empreendimentos que afetam oudeveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.

Não diferente da idéia de Patrick J. Montana e Bruce H. Charnou, dizem que esse planejamento realmente acontece á longo prazo (acima de 5 anos). O processo tem inicio pelos executivos da empresa e talvez por membros do conselho de diretores e consultores de administração. A complexibilidade desse planejamento está nas variáveis que sãoarriscadas e precisam ser constantemente reavaliadas juntamente com seus pontos fortes e fracos. Os autores deixam claro que cada organização pode ver de forma diferente seu planejamento estratégico, porém o resultado é sempre o olhar quanto ao ambiente externo futuro de forma realista e isso determina um rumo amplo e centralizado para a organização.

Margarida Maria Krohling Kunsch tambémconcorda que o planejamento estratégico é responsável pelas grandes decisões nas organizações, ocupa o topo da pirâmide organizacional e se caracteriza em longo prazo. Seu objetivo é buscar novas formas de gerenciar as ações estratégicas, buscando identificar as ameaças e oportunidade nos ambientes auxiliando nas tomadas de decisões no presente para trazer resultados eficazes no futuro.

2.Planejamento Tático

Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch o planejamento tático atua em curto prazo e em áreas mais restritas, ou seja, em áreas determinadas na organização sendo mais especifico para dar respostas às demandas imediatas por meio de ações administrativas e técnicas eficientes. É a implementação do planejamento estratégico, verificando os recursos disponíveis para a obtenção dosobjetivos, ocupa o nível intermediário e funciona como ponte entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional.

Para Chiavenato, este planejamento se refere ao nível intermediário das organizações, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa. Ele é elaborado pelos gerentes e executivos, tendo como base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo decontribuir para que este tenha sucesso. O planejamento é um processo continuo e permanente, não se esgota na simples montagem de um plano de ação, é sempre voltado para o futuro, conseqüência do planejamento estratégico. É uma relação entre coisas a fazer e tempo disponível para fazê-las, se preocupa com a racionalidade e em subtrair a incerteza. O planejamento é sistêmico, pois considera a empresa...
tracking img