A escola do design - resenha crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola do Design: Formulação da estratégia como um processo de concepção.

Com base no Capitulo 2 do livro Safári de Estratégia (Mintzberg, Ahlstrand e Lampel. 2ª Ed. Bookman, 2010) essa resenha trata da Escola do Design e as suas implicações e contribuições para os processo de formulação, estudo e implementação da Administração Estratégica nas organizações.
Os estudos da escola do designsurgiram entre os anos de 1957 e 1962, com o lançamento de dois livros marcantes Leadership in Administration (Philip Selznick) e Strategy and Structure (Alfred D. Chandler). O ideal da escola do design é apresentar a estratégia da organização de maneira clara, objetiva, simples e com apenas uma figura como estrategista para a melhor centralização e controle dos processos.
Outros fatores sãoapresentados como importantes para a formulação da estratégia os valores gerenciais, aquilo que os dirigentes possuem como valor, pois acabam refletindo nas suas organizações e as responsabilidades sociais, fatores externos transmitidos pela cultura, ética e moral da sociedade em questão.
O modelo básico da escola propõe a avaliação de fatores externo e internos na formulação da estratégiaorganizacional. A estratégia deve ser consistente, ser embasada em objetivos e políticas que não sejam facilmente mutáveis, deve também ser consonante, a estratégia deve estar pronta para se adaptar a graves mudanças que possam ocorrer no ambiente externo, com ela deve se conseguir alguma vantagem competitiva na área de atividade selecionada e por fim a estratégia deve ser viável a organização, seusobjetivos devem ser alcançáveis, não devem sobrecarregar as pessoas, os recursos ou gerar problemas ao longo do tempo.
Conhecido internacionalmente, seu maior exemplo é o Modelo SWOT de avaliação, esse modelo representa uma analise de fatores internos e externos da organização por meio de Ameaças e Oportunidade do Mercado ao qual está inserida e a Identificação dos Pontos Fortes e Fracos daOrganização.
São apresentadas também, as premissas da Escola referentes a estratégia. A estratégia dever ser um processo racional, as ações devem ser pensadas e decididas conscientemente, “se deve saber o que realmente se está fazendo”; Todo o controle e a percepção devem partir do executivo principal, o executivo principal é entendido como o único estrategista e deve conhecer o mercado, fazer as análises etomar todas as decisões de formulação, controle e demais processos da estratégia organizacional; O modelo de formulação da estratégia deve ser mantido simples e informal como uma forma conceitual, pois também ajuda a garantir o controle do processo por uma mente só; As estratégias devem ser únicas, ou seja, devem ser feitas sob medida para o caso individual e não se sujeitar a mudanças porfatores fúteis; O processo de design está completo quando as estratégias parecem formuladas como perspectivas, a estratégia é tida como a grande concepção e deve sempre estar visível como o centro do processo; Essas estratégias devem ser explicitas, apesar de serem formuladas por um executivo principal todas as demais partes devem conhecer e entende-la de forma clara, mais um motivo para deixar ela deforma simples; Por fim assim que as estratégias únicas, simples e explicitas estarem completamente formuladas é que poderão ser implantadas, o objetivo claro desta escola é separar a formulação da fase de implementação.
São apresentadas pelos autores algumas criticas quanto às premissas e o pensamento da escola do design, como o fato de se descartar a estratégia emergente, a separação entre aação e o pensar, a influencia da estrutura na estratégia e a exclusão da plena participação de outros atores. O modelo apresenta a estrutura como algo adaptável à estratégia, primeiro deve se pensar a estratégia e a estrutura deve ser tida após a sua formulação, essa separação do agir e do pensar e condenada pelo autor, bem como no processo de separação entre formulação e implementação.
Quanto...
tracking img