O jogo e o ludico no processo de ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O JOGO COMO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM


RESUMO
O jogo pode ser um excelente instrumento de apoio ao processo de intervenção pedagógica do professor, pois permite a aproximação das crianças, fortalecer o grupo e a troca de ideias, amplia a imaginação e a criatividade dos envolvidos. O presente trabalho buscou analisar o emprego de jogos como mediadores da aprendizagem, promovendo umdesenvolvimento mais prazeroso e significativo para as crianças. O jogo é algo simples e ao mesmo tempo complexo, isto considerando o quanto este ato é importante e influencia o desenvolvimento do ser humano, e foi utilizado como um recurso pedagógico substantivo no processo de aprendizagem. Este trabalho possibilitou uma reflexão sobre o trabalho pedagógico realizado por meio do brincar, e, as atividadesdesenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa, e onde se percebe diariamente à vontade e a empolgação de participarem cada vez mais.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos educativos; mediação; prática de ensino; ensino e aprendizagem.

INTRODUÇÃO

A educação formal em nível básico vem passando por grandes questionamentos e debates, nos últimos anos, no Brasil. A ampliação do ensinofundamental para nove anos e a inclusão da educação infantil no ensino básico são mostras deste movimento, que tem se refletido, também, nos cursos de formação de professores. Até porque, a formação de professores se constitui em um indicador efetivo da qualidade na educação. A prática de ensino, como elemento nodal na formação do professor, passa também por discussões e redimensionamentos, sejade ordem conceitual ou operacional.
É neste contexto que desenvolvemos uma prática de ensino que articula princípios da pesquisa acadêmica com o ensino, com o intuito de promover a formação do professor comprometida com a investigação e a produção do conhecimento.
O tema do projeto de intervenção foi o uso de jogos como mediadores da aprendizagem, promovendo um desenvolvimento mais prazeroso esignificativo para as crianças. O jogo foi utilizado como um recurso pedagógico substantivo no processo de aprendizagem. Partimos do pressuposto de que o jogo pode ser um excelente apoio à intervenção pedagógica do professor. Além de aproximar as crianças, fortalecendo o grupo, permite a experimentação, a troca de ideias, ampliando a imaginação e a criatividade dos envolvidos. Para que as criançaspossam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas escolas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais, “[...] as brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos” (1997, V.1, p. 35). As possibilidadeslúdicas variadas presentes nos jogos resultam em crianças mais criativas, mais envolvidas com o grupo e com maior capacidade crítica e de opinião. Ao entrar no universo do jogo a criança está vivenciando e lidando com sua própria estrutura e desenvolvimento da inteligência.
Segundo VYGOTSKY (1994. p.28), “[...] ao brincar com jogos a criança, movimenta-se em busca de parceria e na exploração deobjetivos; comunica-se com seus pares, se expressa através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões”. Consideramos que o jogo possa, efetivamente, constituir-se em ferramenta cotidiana para os professores, no sentido de garantir boas condições para aprendizagens significativas. É neste contexto que se configura a questão problema da pesquisa, qual seja: O jogo pode contribuir para aconstrução significativa de conhecimento dos alunos?
A partir do problema acima enunciado, definiu-se como nosso maior desafio, investigar a importância dos jogos para há aprendizagem nos anos iniciais. Para tanto, delineou-se os seguintes procedimentos: a) seleção de instrumentos que pudessem contribuir para a observação do jogo em sala de aula; b) organização do espaço e seleção de materiais...
tracking img