Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O planejamento é uma ferramenta da administração e seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas, tem como objetivo apresentar a importância de um planejamento administrativa para as empresas, especificando os objetivos a serem atingidos e decidir as ações apropriadas a ser tomadas para uma ótima organização, tendo como estratégia ¬ o processo de escolha para arealização da missão e da visão ¬que leva as organizações a definirem seus objetivos a serem alcançá-los e assim pensando em algo antes de ser executado ou em sua forma de execução para atingir os objetivos e as metas.
















1PLANEJAMENTO
Planejamento: O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“.
De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordocom o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.
Estratégico: O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomados de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
Tático: O planejamento, no nível tático, éutilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998) O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.
Operacional: Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários nãoadministrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
Comparação entre definições de Planejamento
Segundo Antonio César Amaru Maximiano autor do livro Teoria Geral da Administração relata que em qualquer nível de administração, planejamento e o processo que define as ações necessárias para enfrentar situações futuras e atingir metas. Planejamentoestratégico é o processo de desenvolver a estratégia- a relação pretendida das organizações que tenham planos estratégicos formais e explícitos do presente para o futuro. A elaboração do plano estratégico depende de dois processos: 1- Análise do ambiente externo “ameaças e oportunidades do ambiente”, 2- Diagnostico interno da organização “pontos fortes e pontos fracos do sistema interno”.2
CONCLUSÃO

Com este trabalho adquirimos o conhecimento breve em relação ao tema da Administração principalmente destacar a importância do Planejamento Estratégico, colocando como uma ferramenta útil para a gestão das organizações foi descritos alguns conceitos importantes sobre administração estratégica e assim contribuir para a reflexão dos administradores.
Porém antesque qualquer função administrativa seja executada, o planejamento constitui na primeira função da administração, seja o planejamento estratégico, tático ou operacional, o planejamento contém decisões antecipadas sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no cumprimento de sua missão.
E o que podemos observar é que as suas teorias são de tamanha amplitude, devendo então ser discutidae abordada, para um conhecimento total. Mostrando esse ser um tema muito abrangente que merece atenção e sempre atualização para dar continuidade em futuras pesquisas.









4
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

• Chiavenato: Introdução a Teoria Geral da Administração....
tracking img