Quimica analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 73 (18096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE QUANTITATIVA




CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE QUÍMICA GERAL APLICADOS EM ANÁLISE QUANTITATIVA




As técnicas clássicas de análise quantitativa sedimentam-se fundamentalmente em conceitos básicos da química e em virtude disto, como este trabalho visa orientar àqueles que se iniciam na área, iremos apresentar as definições e relações fundamentais utilizadas em toda as análisesquantitativas.

Basicamente a análise quantitativa utiliza conceitos das leis ponderais para atingir seus objetivos, ou seja, a partir destes, podemos determinar a quantidade de um elemento ou produto contido em uma determinada amostra. Como o objetivo deste trabalho é fornecer uma ferramenta útil aos estudantes e analistas químicos, acreditamos que a revisão destes conceitos dirigidos à técnicaquantitativa, pode, além de eliminar dúvidas e ou mesmo relembrar definições gerais, tornar-se útil como guia prático no dia a dia de um analista, uma vez que nem todas as análises e técnicas já foram estabelecidas e é bem possível que na sua vida profissional se defronte com uma quantificação que necessite ser trabalhada desde os cálculos básicos.

Partindo-se do conceito que todo químico ouestudante que se interesse pela análise quantitativa esteja familiarizado com a tabela periódica e suas informações, nossa revisão e curso parte do princípio de que se saiba utilizar a tabela periódica.




PESO ATOMICO E PESO MOLECULAR



Em análise quantitativa o principal uso da tabela consiste em se extrair os pesos atômicos de cada elemento e que em nosso trabalho será denominado de“PA” .Dos pesos atômicos que são números fictícios e arbitrários é que se estabeleceu todo o critério de proporção entre os elementos e as várias moléculas que formam.

A partir do peso atômico podemos elaborar o conjunto de relações entre os vários produtos que reagem e seus produtos de reação. Estas relações recebem nomes diferentes (leis ponderais) bem como roupagem variada em função doobjetivo que se quer atingir.

Do conceito de PESO ATOMICO que é dado em unidade de massa atômica (u.m.a) podemos iniciar nossa revisão começando a definir de maneira análoga o peso molecular.


PESO MOLECULAR “PM” – O peso molecular é obtido através da soma de todos os pesos atômicos dos átomos que compõem a molécula.

Portanto podemos definir matematicamente o peso molecular como :



PM= ( PA



Como exemplo, vamos calcular o peso molecular do sulfato de sódio, cuja fórmula é : Na2SO4

Temos da tabela periódica : Na = 23 u.m.a , S = 32 u.m.a , O = 16 u.m.a

O PM do sulfato de sódio será :

Elemento PA do elemento n0 vezes que o elemento contribuição ao PMconsta na fórmula

Na 23 2 46
S 32 1 32
O 16 4 64PMNa2SO4 = (23 . 2 ) + ( 32 . 1 ) + ( 16 . 4 ) =
= 46 + 32 + 64 = 142


PMNa2SO4 = 142 u.m.a


Podemos observar que tanto o peso molecular e o peso atômico dado em unidades de massa atômica não é útil, pois seu conceito baseado em prótons e neutrons fica muito vago para uma aplicação prática


Como nos trabalhoslaboratoriais os químicos faziam seus experimentos a partir da massa em gramas, sugiram duas novas definições :






ATOMO-GRAMA E MOLECULA GRAMA ( MOL)


ATOMO-GRAMA “A” – o átomo grama de um elemento é o peso atômico expresso em unidades de massa, no caso o grama.


MOLÉCULA-GRAMA “M” – a molécula-grama de uma substância é o peso molecular expresso em unidades de massa, no caso o...
tracking img