Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para ter um planejamento bem sucedido, é preciso seguir as seguintes etapas: avaliação, controle, implantação, formulação, objetivo e diagnóstico.
Conceitos de Diagnóstico:
"É a análise crítica da situação" (FERREIRA; OLIVEIRA).
"É pesquisar como as coisas são feitas, observar quais as necessidades, estudar os meios que se tem para fazê-las e o modo como as coisas vão indo" (WATERSTON)."Envolve a análise e síntese dos fatos, isto é, um exame detalhado das condições atuais. A análise permite configurar a situação, situar e definir o problema, diante da realidade, em termos precisos e objetivos. A síntese permite criar e formular alternativas, de forma a escolher e selecionar, entre as alternativas, uma linha de ação a adotar" (FARIA).
"Diagnóstico não é uma descrição da realidademas um juízo sobre a instituição, resultante da comparação de sua realidade presente com a realidade desejada [...]" (GANDIN).
"Nesta fase se processa um levantamento de todas as informações do ambiente externo e das condições internas da empresa, para uma análise posterior do 'terreno' em que se movimenta" (SANTOS).

Passos do Diagnóstico:
Observação da situação existente;
Identificação deproblemas ou dificuldades;
Verificação do potencial inerente a uma dada situação.

Objetivos do Diagnóstico:
Examinar;
Quantificar;
Qualificar;
Identificar
Objetivos:

"Se você não sabe para onde está indo, então qualquer estrada levará você lá" (CARROLL).
"Um objetivo é um resultado final, o ponto final, ou alguma coisa que você tem por alvo e procura alcançar [...] A natureza do(s)objetivo(s) é geral/amplo" (MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI).

Meta:
"A natureza da(s) meta(s) denota maior grau de especificidade" (MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI).
Metas e Objetivos têm orientações de valor e refletem as condições desejadas consideradas necessárias melhoria do desempenho global da organização.

Utilidade - A utilidade de um planejamento está em suaflexibilidade, estabilidade econtinuidade.

Flexibilidade:
O planejamento deve estar ajustado às condições ambientais, deve prever as possíveis mudanças, sem perder sua efetividade;
Estabilidade: O planejamento deve ser estável, não deve mudar com muita freqüência para que as pessoas possam integrá-lo ao seu dia-a-dia sem traumas;
Continuidade: O planejamento deve ter continuidade, quando um plano acaba sua implantação, deve termecanismos que comprovem sua aplicação contínua;
Simplicidade: O planejamento deve ser objetivo e simples em sua proposição. Quanto mais complexos, mais difíceis de implementá-los.
Exatidão e Objetividade:

O planejamento deve ser examinado para verificar se são definidos, de forma claros, concisos e exatos. As decisões e ações que vão envolver o plano serão afetadas pela exatidão dasinformações coletadas.

Para alcançar a objetividade o planejamento deve pautar-se apenas nos fatos e no que se pretende obter, sem colocar necessidades de outras natureza como, por exemplo, as necessidades pessoais.
Amplitude - O planejamento deve ser avaliado em termosde sua amplitude: Quais as unidades envolvidas? Quais as pessoas envolvidas? Quais as atividades envolvidas?
Globalidade: Deve cobriradequadamente toda a organização/unidade informacional buscando os objetivos norteadores, ou seja, não deve impor limitações que possam causar perda de iniciativa e liberdade de ação.
Unidade: Deve se colocar apenas um plano de cada vez, para um determinado objetivo, evitando confusão e desordem. É claro que se houver a necessidade de elaborar planos secundários ou paralelos para alcançar oobjetivo organizacional é válido.
Coerência: Cada unidade da organização é relacionada e dependente de outras unidades administrativas. Cada uma delas tem seus próprios planejamentos e ações específicas. Os planos globais devem estar em sintonia com os planos específicos/setoriais.

Efetividade de Custo:

O planejamento deve ser avaliado em relação ao custo-benefício, assim como o custo-tempo...
tracking img