Metodos de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Para a Ciência progredir, constroem-se instrumentos mais poderosos, que efectuam cálculos mais precisos, ampliam o conceito das teorias, etc. Em geral, as pesquisas evoluem a partir de conhecimentos do passado, procurando desvendar lacunas do conhecimento. O cientista se sentirá mais seguro em sua área de actuação se conhecer sua evolução histórica, as dificuldades e soluçõesencontradas e os problemas que ainda não foram resolvidos.

Também é necessário que, dentro da Informática, apareçam trabalhos neste sentido, feitos por pessoas da área, com conhecimento dos conceitos relacionados aos computadores, que servirão de base e referência para os estudantes e novos pesquisadores que adentram a área.

O presente trabalho procura expor as etapas da evolução das máquinase dos sistemas que fizeram explodir a evolução tecnológica. Esta evolução trouxe a solução para muitos de nossos problemas conhecidos, e que certamente trarão para aqueles que ainda não conseguimos solucionar.

2. Evolução da Informática

Tudo começou há 2.000 a.C., quando o homem necessitava de recursos para efectuar cálculos, que estavam cada vez mais complicados, foi inventado então oábaco, uma máquina simples e rudimentar. O ábaco foi se aperfeiçoando e, pelo incrível que pareça, evoluiu até o computador.
Outra grande invenção após o ábaco, ocorreu quando um francês chamado Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar, a Pascalina, a qual executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.
Em 1671na Alemanha, Gottfried Wiilhelm von Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina, que efectuava cálculos de multiplicação e divisão, e qual se tornou a antecessora directa das calculadoras manuais.
Em 1802 na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatiza-las.
Em 1820, Charles Xavier Thomas, conhecido comoThomas de Colmar, projectou e construiu uma máquina capaz de efectuar as quatro operações básicas e a Arithmometer. Essa foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e com a assistência do usuário efectuava as divisões.
Em 1822, foi desenvolvido por um cientista inglês chamado Charles Babbage uma máquinadiferencial que permitia cálculos como funções trigonométricas e logaritmos, utilizando os cartões de Jacquard.
Charles Babbage, considerado o pai do computador actual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projecto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o fato de que o seu computador deveria ser mecânico, e a outra era a precariedadeda engenharia da época. Apesar desses problemas, Charles Babbage construiu um aparelho que impressionou o governo inglês.
Nos anos que se seguiram, vários projectos foram feitos com intuito de aperfeiçoar essa primeira calculadora. Entretanto, nada de significativo aconteceu, até que Babbage e Ada Lovelace começaram a considerar melhor o problema.
Com Ada Lovelace, filha de Lord Byron, iniciou umprojecto mais ambicioso para construir uma "máquina analítica". Foi projectada para calcular valores de funções matemáticas bem mais complexas que as funções logarítmicas. A máquina era enorme, demonstrava inúmeros problemas e simplesmente não funcionava. Grande parte da arquitectura lógica e da estrutura dos computadores actuais provém dos projectos de Charles Babbage, que é lembrado como um dosfundadores da computação moderna.
Só por volta de 1936, as ideias de Babbage foram comprovadas, quando um jovem matemático chamado Alan Turing, publicou um artigo, pouco conhecido, On computable numbers. O nome de Turing é quase desconhecido para o público, mas sua contribuição foi fundamental para o desenvolvimento de idéias que ocorreriam antes do computador propriamente dito tornar-se...
tracking img