Planejamento e projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento e Projetos
Conceito de Projeto
Projeto está associado à percepção de necessidades ou oportunidades de determinada organização. O projeto dá forma à ideia de executar ou realizar algo no futuro envolvendo vários fatores que influenciam as escolhas dos objetivos e dos métodos.
Na elaboração de um projeto supõe-se que certa decisão está sendo tomada e dimensionam-se as suasimplicações positivas e negativas, sendo que estas devem ser cuidadosamente identificadas, analisadas, quantificadas e avaliadas.
O conceito de projeto é amplo e pode ser aplicado a qualquer atividade de planejamento, pois a finalidade de um planejamento é a melhor escolha envolvendo a atividade da organização e o seu ambiente, dentre outras questões.
De acordo com determinados autores, como IgnácioRangel, referem-se à projetamento como sinônimo de planejamento. Entretanto, a maioria dos autores considera que o conceito de projeto é mais amplo e compreende outras atividades, além da elaboração, análise e avaliação. Um projeto se refere a um tema específico, onde se precisa de recursos e tempo estabelecendo resultados quantificáveis.
Exemplos de projetos empresariais: desenvolvimento de um novoproduto, expansão das instalações ou adoção de um novo processo de produção. Em cada caso, o(s) objetivo(s) é definido, onde se procura quantificar os custos e os benefícios, para se adotar um critério adequado para a tomada da decisão.
Exemplos de projetos públicos: reciclagem e aperfeiçoamento de professores, informatização do lançamento e da arrecadação de certo imposto, construção de umparque público, obras para a contenção de enchentes ou uma campanha para tornar mais comum à lactação materna. Os projetos públicos apresentam maior dificuldade para a mensuração dos benefícios, mas da mesma forma que para os projetos empresariais, nos projetos públicos devem-se mensurar quantitativamente os custos e os benefícios.
Níveis de Decisão
Os níveis decisórios das organizações, empresasprivadas ou instituições públicas, podem ser classificados em três grupos: comparativo, competitivo ou de negócios e operacional.
Em todos os níveis existem decisões estratégicas a serem tomadas. Essas decisões dizem respeito ao propósito desejado das atividades. O conjunto das atividades desenvolvidas para isso moldará a direção de longo prazo da organização.
Os conceitos de eficácia eeficiência podem ser relacionados com os níveis de decisão da seguinte forma: em nível corporativo, as decisões buscam em primeiro lugar a eficácia, ou seja, que a situação futura, em nível de negócios e em nível operacional, as decisões buscam eficiência, ou seja, que os objetivos sejam atingidos com o menor dispêndio possível.
Podem-se classificar os projetos em dois grupos: os que têm característicasestratégicas e os que são desprovidos dessas características. Combinando-se as classificações quanto à abrangência e quanto ao alcance, há seis classes de projetos. Exemplo, a construção de uma nova planta industrial é um projeto corporativo e estratégico para qualquer empresa, enquanto o projeto para atingir certa participação no mercado para uma família de produtos é de negócios e estratégico.No setor público, a identificação dos projetos estratégicos é menos evidente, pois depende da Função Utilidade da Sociedade, que representa as preferências coletivas. O setor público compõe-se de: administração direta; empresas que oferecem serviços essenciais; e instituições sem fins lucrativos. Os projetos estratégicos do setor público colocam o Estado e a sociedade na rota do maior bem-estarpossível em longo prazo.
Objetivos estratégicos, como crescimento econômico e distribuição da renda e da riqueza, são conflitantes e a sociedade tem de optar por uma solução de compromisso entre eles. Nos setores sociais, há pouca dúvida sobre o que seriam objetivos estratégicos. Projetos orientados à elevação sustentada dos padrões de educação e de saúde são estratégicos na América Latina, na...
tracking img