Plantas (alub)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| | Série: 2º ano |
| | |
| Disciplina: Biologia | |
LISTA DE RECUPERAÇÃO – 2º ANO
QUESTÃO 1- (UNB 1º Vest/2010) As plantas vasculares desenvolveram não só um sistema radicular que lhes permite absorver, do exterior, água e sais minerais, mas também um sistema condutor formado por dois tipos de vasos que transportam água, sais minerais ecompostos orgânicos.

1. (C) (E) Os vasos referidos no texto são o xilema, que transporta essencialmente água e sais minerais, e o floema, que transporta água, compostos orgânicos e sais minerais.
2. (C) (E) Se a célula produtora mostrada na figura I for uma célula da raiz, então um dos produtos sintetizados por ela é C6H12O6.
3. (C) (E) A figura II ilustra um vegetal cujo sistema detransporte está esquematizado na figura I.
4. (C) (E) Nos vegetais cujo sistema de transporte corresponde ao ilustrado na figura I, gametófito é a fase duradoura.
5. (C) (E) O desenvolvimento de tecidos especializados no transporte de substâncias foi fator importante no processo evolutivo dos vegetais terrestres, dado que viabilizou o aparecimento e o sucesso de plantas de grande porte.

QUESTÃO 2 -(UnB/ 1º e 2º vestibulares – 2009)

Assim como a razão áurea, a sequência de Fibonacci está presente em situações naturais, como no crescimento de vegetais e na reprodução de animais. Trata-se de uma sequência numérica, definida da seguinte maneira: o primeiro e o segundo números da sequência são 1; os números seguintes são obtidos somando-se os dois números imediatamente anteriores nasequência. Dessa forma, o terceiro número é 2, o quarto é 3, e assim sucessivamente. Certas plantas mostram os números de Fibonacci no crescimento de seus galhos. Por exemplo, a figura acima ilustra um galho de uma planta que produziu 1 folha em um 1.º estágio, 2 folhas no 2.º estágio e 3 folhas no 3.º estágio. Dessa forma, no 4.º estágio desse galho, existiriam 5 folhas. Nesses galhos, normalmente, asfolhas não crescem uma acima das outras, pois isso prejudicaria as folhas de baixo: elas crescem seguindo uma distribuição helicoidal, como mostrado na figura.
A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
1. (C) (E) (1º/2009) A disposição helicoidal das folhas no galho permite que aumente a exposição das folhas ao Sol, o que otimiza a produção de matéria orgânica.
2. (C) (E)(1º/2009) As folhas mostradas na figura pertencem a plantas que possuem tecidos especializados para o transporte de substâncias.
3. (C) (E) (1º/2009) Nas plantas com folhas como na ilustração, o floema transporta a seiva elaborada desde o tecido fotossintetizante até os órgãos consumidores.
4. (C) (E) (2º/2009) O milho pertence ao grupo das angiospermas, pois produz sementes sem produzir frutos.5. (C) (E) Células do gametófito de uma briófita de ciclo normal têm 30 cromossomos. Logo, 15 cromossomos serão encontrados no esporo, 30 na haste, 30 na cápsula e 15 no anterozóide.

QUESTÃO 3 - (UnB- 2º vest/2010 com adaptações) A maioria das pessoas dos países ricos associa as doenças tropicais às três mais conhecidas - AIDS, tuberculose e malária -, e as agências beneficentes alocam seusrecursos de acordo com esse perfil. Ainda assim, um grupo de moléstias coletivamente conhecidas como doenças tropicais negligenciadas (DTNs) tem um grande impacto. Nem sempre mata, mas delibitam por causarem anemia severa, desnutrição, cegueira e atraso no desenvolvimento intelectual e cognitivo. Não são apenas resultado da pobreza, mas contribuem para sua perpetuação.Peter Jay Hotez. Os horrores do barbeiro. In: Scientific American Brasil, fev/2010
Julgue os itens a seguir relativos ao assunto abordado no texto e seus conhecimentos sobre protozooses.
1. (C) (E) O desmatamento e o aquecimento global contribuem para a expansão das áreas de incidência da malária, da leismaniose e da doença de Chagas.
2. (C) (E) A ocorrência das denominadas doenças...
tracking img