Planejamento e controle de estoque da produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE DA PRODUÇAO
Bruno Maurício Caldeira
brunobeckman@hotmail.com
RESUMO
O seguinte trabalho percorre sobre o Planejamento e Controle da Produção (PCP), que tem como destaque a fabricação de projetos com pequeno, médio e longo prazos sendo executados dentro da fábrica da Usiminas Mecânica. Foi adotado pela empresa acompanhar o controle e reposição desseestoque de peças que são para a montagem e sequência dos projetos na fábrica, ocorrendo atrasos para esta reposição os projetos ou produtos sofreram alterações em suas datas finais, comprometendo a entrega e correndo o risco do pagamento de multas. Para melhorias no controle do seu estoque foi necessário adotar planos na organização no setor de (PCP), sendo assim a realização de cadastros das pessoasque tem acesso ao estoque onde é armazenado as peças para fabricação dos projetos, implantado também um controle de entrada e saída de materiais. Foi feito um estudo de forma descritiva e exploratória com a função de colher informações necessária para se identificar as falhas que vem ocorrendo com frequência nos setores de produção da fábrica. Baseando em uma análise qualitativa podemos deixarclaro que este processo está evoluindo bem, ou seja, as falhas que antes eram detectadas pela produção, como sendo graves, já não estão acontecendo com frequência quando se trata de sequência no processo de fabricação da fábrica, sendo assim os projetos diminuíram seus atrasos e a empresa passou a ser mais competitiva quando trata das propostas realizadas pela Usiminas Mecânica.
1. INTRODUÇÃO
Opresente estudo tem a necessidade de entregar seus projetos ou produtos com prazos cada vez menores em uma empresa de equipamentos mecânicos, com menor custos e melhor qualidade. Para atingir os seus objetivos foi necessário as empresas adotarem planos de organização do seu estoque no setor de fabricação.
A área de planejamento e controle de estoque e de extrema importância para que as empresasnão possam atrasar a entrega de seus produtos e serviços garantindo o equilíbrio ideal entre estoque e consumo.
O objetivo do presente artigo é elaborar um plano para organização do estoque do setor de fabricação de equipamentos mecânicos da empresa Usiminas Mecânica. Sendo assim realizar os cadastros das pessoas que tem acesso ao estoque onde são armazenados as peças para fabricação dos projetospara manter um maior controle, implantar um sistema de entrada e saída de materiais do estoque, controlar e acompanhar para saber quando teremos de disponibilizar peças para sequência dos projetos, mostrar ou detectar qual o impacto causado pelo atraso do material na sequência dos projetos na fábrica, são como objetivos específicos deste trabalho.
A principal ideia deste trabalho é mostrar que asatividades desse processo de controle de estoque realizado na empresa Usiminas Mecânica no setor de Planejamento de Equipamentos, se inicia na área de preparação inicial, onde ficam localizadas as máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado). Esse maquinário é utilizado para cortes mais complexos ou três dimensões, onde a intervenção de operadores humanos é drasticamente reduzida, diminuindotambém as falhas humanas, aumentando a qualidade dos produtos e reduzindo os retrabalhos que são um ponto crítico para as empresas atuais.
A partir do tema apresentado foi estruturado em seções, sendo que a primeira foi citada o referencial teórico sobre o controle de estoque, segunda seção, é apresentada a metodologia utilizada para o desenvolvimento do artigo abordado, um estudo de casodescrevendo informações de estoque da empresa Usiminas Mecânica. Na próxima seção há as considerações técnicas finais. Por fim, as referências que serviram de subsídio para pesquisa e anexos.
2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)
Segundo Russomato (1995) apud Kaihatu e Barbosa (2006), o planejamento se divide em quatro fases: a primeira fase do planejamento é a determinação dos tipos e...
tracking img