Planejamento tributario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Planejamento em descontos financeiros [Lucro Real]– Sendo considerado, o método de desconto financeiro a pagamentos no prazo, uma pratica muito cara em questões tributarias. Sugere-se que ocomerciante (tributado pelo Lucro Real) jogue o desconto de seu cliente ao próximo pedido lançando como Desconto Comercial. A economia de tributos, para uma empresa comercial, optante pelo Lucro Presumido,pode chegar até 24,73% do valor do desconto concedido.

2- Custo Unitario de aquisicao do Imobilizado - O Regulamento do Imposto de Renda (artigo 301) permite que se deduza como despesa operacional,o custo unitário de bem imobilizado no valor de até R$ 326,61 – desde que para sua utilização não se exija um conjunto desses bens. 
Assim, ao invés de imobilizar o bem (débito a Ativo Imobilizado),efetua-se o lançamento a uma conta de resultado, reduzindo o montante tributável, no caso de empresa tributada pelo Lucro Real, com redução do IRPJ e CSL devidos.

3- Aumento de turnos paradepreciação acelerada – Se a entidade que depreciar seus bens aumantar seu turno divindo em 3 pode-se ter uma depreciacao nos seguintes percentuais, segundo Lei 3.470/1958, art. 69:
I – um turno de oitohoras................................ 1,0
II – dois turnos de oito horas........................... 1,5
III – três turnos de oito horas........................... 2,0 
Portanto, a utilização daaceleração da depreciação contábil, quando há mais de um turno diário de operação, poderá permitir uma contabilização maior de encargos dedutíveis na apuração do resultado tributável. 
4- Reduzindo IRPJ apagar com compensações na fonte - Podem ser compensados, mediante dedução do IRPJ devido pelas empresas, os valores retidos na fonte, como: a) remuneração de serviços profissionais, comissões,propaganda e publicidade, limpeza, conservação de imóveis, segurança, vigilância e locação de mão-de-obra; b) rendimentos de aplicações financeiras; c) importâncias recebidas de entidades de administração...
tracking img