Planejamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO



Objetivos deste módulo

• Explicar os princípios e as etapas do processo de organizar.
• Definir responsabilidade e autoridade.
• Descrever um organograma e seus componentes.

PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO

Organizar é o processo de dispor qualquer coleção de recursos (ou conjunto de partes) em umaestrutura, classificação ou ordem. Organização é um atributo de qualquer conjunto estruturado ou ordenado segundo algum critério.

Organizar é, como todas as funções da administração, um processo de tomar decisões. As principais etapas (ou decisões) no processo de organizar são analisadas a seguir. Dependendo das circunstâncias, a ordem das etapas ou decisões pode variar.
1. Analisar os objetivos e otrabalho a serem realizados;
2. Dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados para a realização dos objetivos.
3. Definir as responsabilidades pela realização do trabalho.
4. Definir os níveis de autoridade.
5. Desenhar a estrutura organizacional. A estrutura organizacional é a síntese do processo de organizar.













Principais etapas ou decisões doprocesso de organização




DIVISÃO DO TRABALHO

Divisão do trabalho é o processo de atribuir tarefas especializadas a diferentes pessoas ou grupo de pessoas. Em seu objetivo, as tarefas especializadas possibilitam a realização de algum objetivo ou tarefa maior. A divisão do trabalho permite as organizações realizar objetivos complexos, como montar equipamentos de grande porte, fabricar produtosem grande quantidade e atender diferentes tipos de clientes, em diferentes localidades.

Em todas as organizações existe divisão de trabalho. Uma barraca na feira ou uma pizzaria, permite observar que os funcionários se especializam em tarefas distintas, como prestar o serviço, atender os clientes nas mesas, cuidar do suprimento de mercadorias e do caixa. Nas grandes organizações, como ascadeias de pizzarias, bancos ou companhias aéreas, há muitas pessoas especializadas em realizar essas e outras tarefas.

Identificação das Unidades de Trabalho

Definidos os objetivos, o trabalho a ser realizado é dividido em unidades ou blocos, de acordo com os critérios mais apropriados para sua realização.

• Suponha, por exemplo, que você faz parte de um grupo de cinco pessoas, que formam umachapa para concorrer a diretoria do centro acadêmico. Veja na figura abaixo como poderia ficar a divisão de trabalho nesse grupo.

















Exemplo de divisão do trabalho em uma chapa para concorrer a uma eleição
Denominação das Unidades de Trabalho

Os blocos de trabalho podem ser chamados de departamentos. Cada departamento realiza uma parte do trabalho total, que énecessária para a realização dos objetivos. Departamento é uma designação genética.
• De uma organização para outra, os departamentos podem ser chamados de unidades, setores, divisões, gerências, diretorias, seções ou áreas. Esses nomes são arbitrários e cada organização pode usar o nome que quiser. Apenas nos serviços públicos, os nomes são padronizados: o Governo Federal divide-se emministérios, que se dividem em secretarias, que se dividem em divisões e assim por diante.
• Em certos casos, o departamento tem uma única função da organização (por exemplo, departamento de administração de recursos humanos). Em outros, um departamento concentra diversas funções (departamento de administração de recursos humanos e de serviços gerais, por exemplo).

DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADESDepois de identificados os departamentos (ou unidades de trabalho), as responsabilidades são definidas. Responsabilidades são as obrigações ou deveres das pessoas pela realização de tarefas ou atividades. O conjunto de tarefas pelas quais uma pessoa é responsável, chama-se cargo. Normalmente, um departamento é um agregado de cargos. No entanto, como acontece nas organizações de pequeno porte, um...
tracking img