Planejamento microrregional e turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNITAU - Universidade de Taubaté

PESQUISA SOBRE PLANEJAMENTO MICRORREGIONAL E TURISMO

Franciele Godoy – 4ºA
Taubaté/SP

Microrregião e Turismo
As microrregiões são definidas comoartes das mesorregiões que apresentam especificidades quanto a organização do espaço. Elas se referem às estruturas da produção agropecuária industrial, ao extrativismo mineral ou à pesca que podemresultar de elementos do quadro natural ou de relações socioeconômicas.
Para a identificação das microrregiões, são selecionados dois indicadores básicos:
* A interação espacial: área deinfluencia dos centros sub-regionais e centros de zona, enquanto elementos articuladores dos processos de coleta, beneficiando e expedindo produtos rurais, distribuição de bens e serviços ao campo e a outrascidades.
* Estrutura da produção: que implica na análise da estrutura da produção primária com base na utilização da terra, orientação da agricultura, estrutura dimensional dos estabelecimentos,relações de produção, nível tecnológico e emprego de capital e no grau de diversificação da produção agropecuária. A estrutura da produção industrial se refere à importância de cada centro do conjuntoda microrregião enquanto centro industrial de acordo basicamente com valor da transformação industrial e pessoal ocupado.
A cidade de Taubaté/SP faz parte junto com outros sete municípios(Caçapava, Igaratá, Jacareí, Pindamonhangaba, Santa Branca, São José dos Campos e Tremembé) da microrregião de São José dos Campos (Imagem 1), que pertence à mesorregião do Vale do Paraíba, com umapopulação estimada de 1.386.456 habitantes, segundo dados do IBGE – 2006.

(Imagem 1)
Essa microrregião destaca-se por diversos fatores, dentre eles o tecnológico, considerando principalmente osdispêndios em Pesquisa e Desenvolvimento. Dentre as 8 cidades, 6 delas possuem vocação turísticas (Planilha 1) em vista que o turismo é uma atividade econômica pujante na região dado a sua pluralidade...
tracking img