Planejamento financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO






PROFESSOR JOSÉ ALMI DE OLIVEIRA








AGSOTO-2012







Introdução

As mudanças por que passa o mundo têm despertado em todos, principalmente nos dirigentes de empresas, organizações públicas e do terceiro setor, uma preocupação com o futuro talvez nunca antes observado. Tentar descobrir ou ao menos imaginar cenários alternativos tem sido um exercício demuitos executivos do mundo inteiro.
As mudanças, que em séculos passados se davam de maneira lenta, hoje ocorrem de forma acelerada e violenta, desfazendo rapidamente sonhos e projetos, mas trazendo, também, oportunidades para quem consegue enxergar o mundo além do presente.
Evidentemente não é tarefa fácil visualizar o que está por vir, ainda mais se tratando de transformações tão freqüentes etendo, ao mesmo tempo, que cuidar dos problemas do dia-a-dia.
Procurando lidar com tais situações, os executivos costumam lançar mão de uma ferramenta que, se bem utilizada poderá ser de muita valia: o planejamento e, em particular, o planejamento estratégico.
Tal técnica, surgida nos anos 70 do século passado, parte da tentativa de olhar o presente a partir do futuro. Consiste em imaginar um futurodesejável e a partir dele, descobrir o que se deve fazer hoje para concretizar aquele futuro. É uma forma de pensar de maneira criativa, inovadora, livrando-se de paradigmas que nos amarram ao passado. É um exercício difícil para quem costuma olhar o futuro com base no passado, como tradicionalmente tem ocorrido
O problema de raciocinar com base no passado é que, como foi dito antes, asmudanças têm se dado de maneira descontínua, abrupta, não linear, o que inviabiliza qualquer tentativa de se transportar para a frente o que ocorreu ou está ocorrendo no presente. Em outras palavras é preciso ter atitude estratégica, proativa, imaginar cenários futuros livres de amarras passadas. Logicamente, os desejos devem ser factíveis, viáveis, não serem apenas sonhos.
O planejamento poderiafacilmente ser visto como a função inicial do processo administrativo. Mas nem mesmo essa afirmação consegue capturar a magnitude da sua importância para a administração. Talvez seja melhor pensar no planejamento como a locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, dirigir e controlar, o PODC.
Trata-se de uma função importante porque contribui fortemente para o sucesso da organização comoum todo e ainda possibilita à organização adotar um comportamento proativo em relação ao futuro. Pode-se dizer que o planejamento contribui para melhorias na produtividade, na qualidade e também nos resultados financeiros da organização, por exemplo.
Sem planos, os administradores deixam de saber como devem organizar pessoas e recursos, podendo, até mesmo, não ter uma idéia clara sobre oque precisam organizar. Sem um plano, os administradores e seus seguidores têm poucas chances de alcançar seus objetivos ou de saber quando e onde se desviaram do caminho. Sem um plano, controlar torna-se um exercício sem consistência. Freqüentemente, planos falhos afetam o desempenho de toda a organização.
A organização moderna é extremamente complexa. Uma empresa multinacional como aGeneral Motors, por exemplo, precisa coordenar as ações de milhares de empregados em todo o mundo. Com isso, não deveria surpreender o fato de que os administradores de todos os níveis criem planos para guiar suas subunidades para metas que conduzirão ao alcance de objetivos mais amplos.
Pode-se concluir, então, que o planejamento é um processo complexo e abrangente, envolvendo uma sériede elementos ou estágios que se superpõem e se entrecruzam.

Uma breve evolução do planejamento

Embora o planejamento exista de alguma forma há muito tempo, foi a partir da segunda metade do século XX que passou a ser visto como essencial por executivos de empresas do mundo inteiro. Num primeiro momento, década de 50, não passava de orçamento financeiro, com previsões de receitas e despesas....
tracking img