Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO

Planejamento Estratégico



TEMA

A importância do planejamento Estratégico nas organizações







OBJETIVO GERAL

Fornecer aos empresários informações obtidas pela análise externa e interna da organização, visando pontos fortes , pontos fracos , oportunidades e ameaças. Tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Com o objetivo de ajuda-los em suas tomadas dedecisões, tanto frente ao mercado quanto internamente por meio de técnicas e ferramentas mundialmente reconhecidas, como por exemplo a análise swot .



OBJETIVO ESPECIFICO

• Demonstrar funções de Planejamento Estratégico

• Avaliar a importância do Planejamento Estratégico

• Analisar como os gestores da instituição pensam, entendem ou aplicam o Planejamento Estratégico

• Analisar oambiente interno e externo das organizações

• Apresentar soluções de melhorias para as empresas








JUSTIFICATIVA



De acordo mercado atual, o Planejamento Estratégico tornou-se uma ferramenta essencial para as empresas. Por conta disso o Planejamento mostrou-se fundamental para a própria sobrevivência da organização
Entende-se por Planejamento Estratégico são as técnicas eferramentas utilizadas por gestores nas tomadas de decisão com objetivo identificar resultados quantitativo e qualitativos que a empresa necessita para que ocorra transformações de melhoria no futuro.
VASCONCELO (1992) afirma que:
Resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão.Planejamento Estratégico é uma forma dos gestores se adaptarem ao mercado futuro devido a competitividade que esta cada vez agressiva. Essas ferramentas estratégicas foram feitas para aperfeiçoar os aspectos estratégicos, táticos e operacionais das empresas fazendo com o que seja algo pratico que auxiliam os empresários em processo decisório. Com a finalidade de alcançar os resultados daempresa.

De acordo com MATARAZZO; (1999,p.12)

Administração estratégica é única maneira de manter as empresas em um processo evolutivo dentro de cenários dinâmicos. As mudanças que o Brasil vem sofrendo nos últimos anos nos obrigam mais do que nunca a buscar a excelência na administração estratégica como forma de adequação das empresas ao meio econômico e social.Uma ferramenta muito utilizada pelo os gestores é a analise swot que por meio de um diagnostico estratégico possibilita fazer uma analise externa e interna da empresa. Com objetivo de identificar pontos fortes e fracos no ambiente interno e externo para melhoria do funcionamento da empresa.


FERNANDES (2005) define analise Swot da seguinte forma;
Todos as analise deambiente externo e da organização desembocam no que a literatura em Administração estratégica vem chamando de analise Swot – do inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities(oportunidades) e threats (ameaças).


A analise do ambiente interno é o conhecimento da própria empresa e das suas potencialidades e limitações para os desenvolvimentos do diagnostico estratégico.De acordo com Oliveira (2010,p.81)
A analise interna tem por finalidade colocar em evidencia as deficiências e qualidades da empresa que esta sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa devem ser determinados diante da atual posição de seus produtos ou serviços vesus segmentos de mercado.


Na analise interna são encontrados pontos fortes, que trazemcondições favoráveis para empresa e são controláveis, porém, os pontos fracos não são controláveis e ocasionam uma situação desfavorável para organização.
OLIVEIRA (2006) define analise interna como:
A analise interna tem por finalidade colocar em evidencia as deficiências e qualidades da empresa que esta sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão...
tracking img