Planejamento estrategico eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Planejamento e as Estratégias dentro do mercado de eventos e a sua importância


Assim como em qualquer outro tipo de serviço, a área de eventos necessita de um bom planejamento e de estratégias bem definidas para que este possa se realizar com sucesso.
Segundo Ivan F. César do site portal do empreendedor, planejamento significa,
“o trabalho de preparação para qualquerempreendimento, no qual se estabelecem os objetivos, dos recursos utilizados para atingi-los e das políticas que deverão governar a aquisição, utilização e disposição desses recursos, etapas, prazos e meios para sua concretização. É um processo no qual se organizam as informações e dados importantes, para manter a sua empresa funcionando e poder atingir determinados objetivos”
Entende-se como umbom planejamento em eventos, a organização do mesmo, desde sua fase de elaboração, passando pela sua fase de execução, sendo esse feito então com certa antecedência para que se possa analisar alguns pontos fundamentais, como: a atualização de dados para a realização do mesmo, a identificação de pontos fortes e fracos, as oportunidades do ambiente, entre outros até sua fase de avaliação que é chamadade Pós- Evento.
Todo planejamento em eventos está intimamente relacionado com os objetivos que se deseja alcançar com a realização do mesmo, portando se faz necessário definir, com uma precisão, o que se busca, ou seja, definir objetivos e estratégias para que esse evento possa ocorrer da melhor maneira possível.
Ao se terem os objetivos bem definidos, torna-se mais fácil tomardecisões e saber quais os caminhos possíveis a seguir para que o evento seja de sucesso e não corra risco de falhar.
Planejar, organizar e coordenar eventos são atividades complexas, pressupondo experiência e formação específica. O bom planejamento dimensionado de quaisquer tipos de iniciativas dessa natureza viabiliza a sua concretização com sucesso e o alcance dos objetivos propostos nacriação. 
Para ter objetivos plenamente atingidos, é fundamental que se faça esse
criterioso planejamento, que envolve entre outras coisas a escolha do:
• o nome do evento, que deve exprimir seus objetivos e ser de fácil assimilação para o público-alvo;
• O público alvo, que deve ser definido para que se tenha conhecimento do seu perfil e quais estratégias de comunicação devem seradotadas;
• O local onde o evento será realizado, que deve ter toda a infra-estrutura adequada pra realização do mesmo;
• Data e horários devem ser bem definidos para que não coincida com outros da mesma natureza, o que pode determinar o fracasso do mesmo;
• Estratégias de comunicação, para que possa atingir o publico de interesse;
• Escolha de recursos humanos, ou seja, escolherbem todos aqueles que trabalharão com você direta ou indiretamente no evento, pois esses serão peças fundamentais desde a elaboração até o resultado final do evento.
Planejar e definir estratégias é de grande importância uma vez que, através disso se torna mais “fácil” organizar e definir melhor os objetivos, dependendo do tipo de evento que esteja organizando, tendo também maiores chances eoportunidades de estar bem no mercado de trabalho, já que, nos dias atuais a área de eventos exige profissionais cada vez mais capacitados para enfrentar os desafios da organização e planejamento dos mesmos .
A organização de eventos é trabalhosa e de grande responsabilidade. Acontece "ao vivo", e qualquer falha comprometerá o conceito e a imagem da organização para a qual é realizado, bemcomo a do seu organizador. 
Mas o que é um evento? Para os comunicadores, evento é “qualquer fato que pode gerar sensação e, por isso, ser motivo de notícia”.
O fato é algo que acontece. Tem data e horário de início e fim. Sua realização está associada a um momento no tempo e local determinado. Daí a importância do seu planejamento correto.
O setor de eventos é também um dos mais...
tracking img