Planejamento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO DE LIDERANÇA

A natureza e o exercício da liderança tem sido objeto de estudo do homem ao longo da sua história. Bernard Bass (2007) argumenta que "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o quê e porquê eles fizeram o que fizeram".[1] A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em ARepública que o regente precisava ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo". Outros exemplos de filósofos que abordaram o tema são Confúcio e seu "rei sábio", bem como Tao e seu "líder servo".

A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamado de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva,para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe,mas principalmente as do líder.


Sabe-se que o tema liderança a muito tempo que está sendo estudado, mais foi apartir do século 30 que ficou reconhecida como matéria, mais sim em uma abordagem de situação o que se dispõe no estilo mais flexível para uma liderança eficaz.
O processo de liderança tem influência marcante individual ou grupal, para o alcance de metas.
Tal papel correspondema eminentes sociólogos que após críticas metódicas e construtivas chegaram ao consenso que liderar é organiza-se.
O lider deve atuar de forma coerente estimular e respeitar suas tendências naturais.
A liderança em si ficou definida como a arte de influenciar os outros para obtenção de interesses do grupo como um todo.
Para ser um bom líder esses papéis são indispensáveis:
* Conceber osobjetivos de organização.
* O ser humano influencie no empenho do alcance dos objetivos do grupo.
Percebe-se ai, que existe uma palavra chave que se destaca a esse tipo de liderança que é " voluntariamente" ou seja ser espontâneo e doar-se a todo custo para o bem do grupo.
É possível ouvir muitos lideres expressarem seus conhecimentos do que é bom ser "participativo" ou mau ser"autocrático", mas estes são de suma importância na formação de grupos com o senso critico construtivo e racional.
Na visão de Robbins (2007), a Teoria Y se explica assim: “os trabalhadores podem considerar o trabalho tão natural quanto descansar ou divertir-se; as pessoas demonstram auto-orientação e autocontrole se estiverem comprometidas com os objetivos; na média, as pessoas podem aprender aaceitar ou até buscar a responsabilidade; qualquer pessoa pode ter a capacidade de tomar decisões inovadoras, não se trata de privilégio exclusivo daquelas que ocupam posições hierárquicas mais altas”.
Porém para ser um bom líder deveremos resolver alguns dilemas:
* Como alcançar e manter o equilíbrio ser sábio e inovador entre trabalho e família, ambições profissionais em meio a crises epressões constantes.
* Praticar a simplicidade com a complexidade.
Como encarar a fraqueza humana com compaixão e compreensão.
Para JC HUNTER ( p. 26 2004) Ele define liderança como habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo visando atingir aos objetivos estipulados como sendo para um bem comum de toda a organização.
O desempenho precisa ser compatível com o negócio daorganização por menor que seja toda a sua organização tendo o seu formato organizacional e sua estrutura de interligação e de seus relacionamentos internos e externos CHIAVENATO (2004 p. 93).





A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA

Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três...
tracking img