Planejamento de artes ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS






A metodologia da área de Arte deve levar em conta as fases de desenvolvimento cognitivo de quem vai aprender. Segundo Piaget, as crianças entre 06 e 10 anos de idade estão saindo do estágio pré-operacional e entrando no estágio representacional, começando a se interessar mais pelo mundo a seu redor do que por si mesma.

Temos parâmetros sobre o que os alunossão capazes de fazer:
- dominar alguns instrumentos de arte
- criar símbolos e representações
- compreender o processo de expressão e criação.

Tenho em vista as possibilidades do aluno, no decorrer do trabalho propõe-se a apresentação de imagens situadas em determinado tempo e espaço, contextualizadas como manifestação cultural de uma sociedade específica. Prevê-se o uso dos mais diversosmateriais, respeitando-se a idade da criança, para que as suas experiências sejam diversificadas e para que possa perceber, de fato, todas as possibilidades e limitações desses materiais. Chama-se a atenção do aluno para os detalhes de algumas obras para que desenvolva um senso crítico e estético.

As atividades permitem ao aluno, ter outras experiências, conhecer a vida de alguns artistas eapreciar alguns fatos e materiais interessantes podendo se expressar por meio dos conhecimentos adquiridos. Estas estão intimamente ligadas aos objetivos que se pretende atingir e servem de ferramentas para sua concretização. Ressalte-se que a ordem dos conteúdos propostos pelo plano poderá ser alterada, no momento do planejamento, para contemplar o trabalho interdisciplinar.

A avaliação é uminstrumento importante no processo de ensino/aprendizagem. Não é apenas uma etapa do processo, mas uma atividade contínua que deve acompanhar o processo todo e não somente um produto final. Na área de Arte o processo ensino-aprendizagem deve levar em conta as etapas do desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Na fase inicial do Ensino Fundamental (1º.- 2º. e 3º. ano) a criança ainda busca odomínio da forma e da representação. Ela mais pesquisa do que se expressa. Muitas vezes seu trabalho muda no meio do caminho, num processo divertido e prazeroso de pesquisa. Os trabalhos em grupo permitem abertura de espaço para ouvir a opinião dos outros, argumentar sobre suas ideias e a desenvolver o respeito pelo seu próprio trabalho e pelo trabalho do outro.LEITURA DE OBRAS






Quando uma obra de arte é observada, o aluno inicialmente percebe os elementos mais simples e gradativamente vai percebendo os mais complexos. Adquirindo este conhecimento, o aluno terá condições de fazer uma leitura conceitual, já que a leitura informal ele já faz naturalmente, tendo em vista seu contexto histórico e pré-requisitos adquiridos fora da realidadeescolar, os quais deverão ser aproveitados.

Nas palavras de Guerra (2006): Arte é linguagem e cada produção artística é um campo de sentidos. A apreciação estética é o próprio ato de perceber, ler, analisar, interpretar, criticar, refletir sobre um texto sonoro, visual, corporal. Supõe mais que a decodificação, a interpretação dos signos das linguagens da Arte, o estudo de seus elementos, suacomposição, técnica, organização formal, qualidades. É uma “conversa” entre o apreciador e a obra, uma apreensão intelectual, onde estão presentes a intuição, a imaginação e percepção, ou seja, a cognição. Ler é atribuir sentido. A leitura de imagens, sons, gestos pressupõe muito mais do que decodificar linhas retas ou cores primárias, sons graves e agudos, gestos suaves ou movimentos sinuosos...Significa interpretar o discurso por trás da cor, a ideologia presente no gesto, o significado político de uma canção, a intenção de uma campanha publicitária. É assegurar ao aluno perceber-se enquanto cidadão que atribui e produz significados aos códigos não verbais; que não se torna presa fácil da chamada “cultura de massa”, que tem acesso à produção erudita e aos bens culturais produzidos pela...
tracking img