Planejamento anual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

1500: Os portugueses, ao chegarem à Costa da Bahia, descobrem que os indiozinhos são instruídos por adultos.

[pic]
1549: Jesuítas chegam ao Brasil para converter os índios à fé católica. O ensinamento é constituído em casas feitas de taipas, junto à aldeia, sendo as primeiras escolas. Crianças e jovens aprendem português e espanhol, operações mentaisbásicas e atividades lúdicas. Mas o nomadismo, uma característica da cultura indígena, atrapalha a educação em terras brasileiras. As mães levam seus filhos para o interior da mata para tirá-los da influência jesuítica e os jovens perdem o interesse.

[pic][pic]
1564: O primeiro colégio para brancos é na Bahia, a educação na colônia procegue, mas com custos mais elevados, pois é preciso alimentação,remédios e roupas para os índios. A Coroa Portuguesa determina que brancos sejam educados pelos jesuitas também. Completado 11 anos de estudos, aquele que desejasse cursar uma universidade deveria seguir para outro país, mas a maioria optava por aprender apenas no brasil porque para atuar em sociedade no século XVI já bastava.

[pic][pic]1°colégio da Colônia=[pic]+[pic]

1577: Padre Anchietarelata que a vida dos professores é muito cansativa, pois tem que preparar as atividades escrita a pena, uma a uma para cada aluno.

[pic] [pic]
1599: O método pedagógico (repetição, memorização e provas periódicas) dos jesuítas é consolidado, cabe o aluno anotar tudo o que o professor fala. Mas faltam professores, uns demoram a chegar, outros morrem na viagem a caminho da Colônia.

[pic]1759: O Marquês de Pombal, que comanda Portugal de 1750 a 1777, compra várias brigas para fortalecer seu governo e uma delas é contra a Companhia de Jesus. Pombal expulsa os missionários da Colônia em 1759, pretendendo assim a redução da influência do grupo.

[pic]
1760: Após a expulsão dos jesuítas o estado fica responsável pela educação, ele também cobra impostos e faz as leis. Os professores sãoconcursados e pagos pelo governo, que determina a proibição de livros jesuítas. Um novo método de ensino é criado e a Imprensa Régia imprime os livros, nas escolas estudam filhos de fazendeiros, senhores de engenho, farmacêuticos, militares, filhos do Capitão-Mor e outras autoridades. Filhos ilegítimos de padres e de mães solteiras completam a lista (os documentos omitem o nome do pai, o queindica origem popular ou negra). O objetivo da formação não é o ingresso na universidade uma vez que não há no país. Do total apenas ¼ segue para universidades no exterior, o restante dedica-se à igreja, à agricultura e ao funcionamento público em proporções iguais.[pic][pic]

[pic] [pic] [pic][pic][pic][pic]
1808: Sem instituição de ensino superior estudantes mais ambiciosos vão para umainstituição européia. A chegada da Família Real pouco altera o panorama da educação no país, uma mudança é a criação de aulas avulsas de cirurgia e anatomia, na Bahia e no Rio de Janeiro, primeira origem das Faculdades de Medicina.
[pic]
1824: A maioria das meninas é educada pela mãe ou pela ama e aprende a ler, além de ser treinada nas prendas domésticas. Moças não escrevem pelas mesmas razões queíndios, o ensino da escrita precisa de cartilha, método e lápis, enquanto par ler pode ser ensinado oralmente. A Marquesa de Santos é uma exceção, no ano da primeira Constituição do Brasil Independente, ela escreve carta ao seu amante Pedro I. [pic][pic]

[pic][pic][pic]
1827: Uma revolução na escola. A primeira lei Geral de Ensino cria colégios nas vilas e cidades populosas do Império e dá acessoàs salas de aula também para meninas. Um novo método de aprendizagem, um ensino mútuo, onde o professor orienta os melhores alunos (monitores), que repassam o conhecimento a outros 10 alunos. A separação das turmas é feita pelo grau de conhecimento e não pela idade. A repetição e a memorização usada pelos jesuítas continuam. Cartazes nas paredes ensinam os números e o alfabeto, um ensino...
tracking img