Planeamento e sequeciamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de planeamento de material necessário
Os sistemas de planeamento das necessidades de materiais (MRP) foram implantados quase que universalmente nas empresas de manufactura, mesmo aquelas considerads pequenas. O motivo é que o MRP é uma abordagem lógica, facilmente comprendida, para o problema de determinar o número de peças, componentes e materiais necessários para produzir cada itemfinal. O MRP também fornece a programação especificando quando cada um desses materiais, peças e componentes devem ser pedidos ou produzidos. O MRP original planeava apenas materiais. No entanto, conforme crescia o poder dos computadores e se expandiam as aplicações, o MRP também se expandia, passou a considerar os recursos e os materiais e foi chamado de MRP II, que significa planeamento dosrecursos de manufactura. Um programa MRP completo incluía 20 ou mais módulos controlando todo o sistema, desde a entrada do pedido através da programação, do controle de stocks, das finanças, da contabilidade, das contas a pagar, etc. Actualmente o MRP tem um impacto no sistema todo e inclui o just-in-time, o kanban, e a manufactura integrada por computador (CIM – Computer Integrated Manufacturing).Todas as empresas mantêm um arquivo de lista de materiais (BOM – Bill Of Materials), que é simplesmente a sequência de tudo o que entra no produto final, que pode ser chamada de árvore da estrutura do produto, esquemática ou diagrama do fluxo, que mostra a ordem para a criação do item. Todas as empresas também mantêm um arquivo de stock. Este banco de dados contém especificações sobre cada item,se ele é comprado ou produzido e quanto tempo leva. O MRP na sua forma básica é um programa de computador que determina quanto de cada item é necessário e quando é necessário para completar um número especifico de unidades num período especifico. O MRP consegue fazer isso entrando no arquivo da lista de materiais e nos arquivos dos registos de stock para criar uma programação de tempo e o númerode unidades necessárias a cada etapa do processo. O MRP é baseado na procura dependente. A procura dependente é causada pela procura por um item de nível mais alto. Pneus, rodas e motores são itens de procura dependente baseados na procura por automóveis. A determinação do número de itens de procura dependente é essencialmente um processo de multiplicação directa. Se a Peça A precisar de cincoPeças B para ser feita, então cinco Peças A precisarão de 25 Peças B.

A principal diferença da procura independente e da procura dependente é a seguinte: Se a Peça A for vendida fora da empresa, a quantidade de Peça A que será vendida é incerta. É necessário criar uma previsão usando dados anteriores ou fazer uma análise de mercado. A Peça A é um item independente, no entanto, a Peça B é umapeça dependente e o seu uso depende da Peça A. O número necessário de B é simplesmente o número de A vezes cinco. Como resultado deste tipo de multiplicação, as necessidades de outros itens de procura dependente tendem a se tornar cada vez mais “aglomerados” à medida que se aprofunda mais na sequência de criação do produto. Aglomerado significa que as necessidades tendem a se agrupar ou se aglomerar,em vez de ter uma dispersão. Isso também é causado pelo modo como a manufactura é feita. Quando a manufactura ocorre em lotes, os itens necessários para produzir o lote são retirados do stock de uma só vez e não um de cada vez.

ONDE O MRP PODE SER UTILIZADO
O MRP é mais valioso nas indústrias em que se faz uma série de produtos em lotes usando os mesmos equipamentos. O MRP é mais valiosopara as empresas envolvidas nas operações de montagem e menos valioso para aquelas que fabricam. O MRP não funciona bem nas empresas que produzem um número baixo de unidades anualmente, especialmente para as empresas que produzem produtos complexos e caros que necessitam de pesquisa avançada e projecto, a experiência tem mostrado que os lead times tendem a ser muito longos e muito incertos, e a...
tracking img