Planeamento regional e local - assimetrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Ciências Sociais. Departamento de Sociologia Sociologia do Planeamento Regional e Local

Assimetrias Regionais e Locais no Alentejo1
Resumo

Portugal continua a ser um país com inúmeras assimetrias de desenvolvimento regional, apesar do nível de desenvolvimento e do melhoramento das vias de comunicação entre regiões. Perante a crise financeira mundial e nacional, é necessária umaregionalização administrativa e financeira que signifique desenvolvimento duradouro e contínuo, o que permitirá novos caminhos económicos e possibilitará que as futuras regiões ganhem um estatuto de força e esperança no futuro. Para reduzir essas assimetrias existe o Plano Regional de Ordenamento do Território, neste caso do Alentejo, que parte de um conjunto de assimetrias que tenta resolver, deforma a aumentar a coesão. O Alentejo continua a ser uma região bastante assimétrica, quer em relação ao resto do país, quer dentro do seu próprio território. Apesar de todos os esforços feitos, como os apoios do QREN ao longo dos últimos anos, muito ainda há a fazer para atenuar de vez essas assimetrias.

Palavras-chave: assimetrias, desenvolvimento, Portugal, PROT, estratégia.

AbstractPortugal remains a country with many regional development imbalances, although the level of development and improvement of roads between regions. Given the global financial crisis and domestic, is necessary administrative and financial regionalization means that sustainable development and continuous, allowing new ways economic future and enable regions to gain a position of strength and hope in thefuture. To reduce the gaps there is a Plano Regional de Ordenamento do Território, in the Alentejo, which part of a set of asymmetries that tries to solve in order to increase cohesion. The Alentejo region is still a very asymmetric, both in relation to the rest of the country, both within its own territory. Despite all efforts, which support the QREN over the past few years, much remains to bedone now to mitigate these asymmetries.

Key-words: asymmetries, development, Portugal, PROT, strategy.

1

Zélia Vitorino, nº 27449; Filipa da Fonseca, nº 28681. Curso de Turismo.
Ano lectivo 2011/2012

Escola de Ciências Sociais. Departamento de Sociologia Sociologia do Planeamento Regional e Local

Introdução
A temática da nossa pesquisa refere-se à problemática e situação actualdas Assimetrias Regionais e Locais na região do Alentejo. Primeiramente, começamos por abordar estas problemáticas a nível nacional e posteriormente abordar as assimetrias existentes na região do Alentejo. Por fim, abordamos também o Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT), no que diz respeito às suas estratégias para o desenvolvimento regional do Alentejo. Concluindo, é importante citara presente situação económica, empresarial, social e laboral, que o país vive. Perante a crise financeira mundial e nacional, é necessária uma regionalização assumida e que signifique desenvolvimento. Uma das soluções é avançar com o processo de regionalização, política, administrativa e financeira do continente português, o que permitirá novos caminhos económicos e possibilitará que as futurasregiões, ganhem um estatuto de força e esperança no futuro. O Estado terá que se decidir e assumir uma descentralização de poderes, de modo a criar responsabilidades aos futuros governos regionais. Um poder regional capaz permite um maior desenvolvimento, correcção de assimetrias, um reequilibro populacional e a criação de novas dinâmicas financeiras, nas áreas empresariais. Importa termos umprojecto de regionalismo assumido, na realidade do Estado e proporcionando mais solidez ao próprio país.

Ano lectivo 2011/2012

Escola de Ciências Sociais. Departamento de Sociologia Sociologia do Planeamento Regional e Local

1. Assimetrias regionais e locais
Antes de iniciar a análise e descrição das assimetrias existentes no nosso país e na região do Alentejo é importante efectuar uma...
tracking img