Imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imperialismo

Introdução

Este trabalho é uma compilação de acontecimentos históricos relacionados, e reconhecidos como imperialismo, nele são tratados vários aspectos desse aspecto, vária localidades onde ocorreu, suas características e formas.

Imperialismo
O imperialismo não é nenhuma novidade na história da humanidade. Desde os tempos antigos há registros de regiões dominado outrasregiões, ou mesmo civilizações inteiras sendo submetidas por outras civilizações.
O imperialismo tem seu auge no século XIX, e tem os países europeus como seus principais agentes.
A partir da metade do século XIX, a Europa se torna o continente mais poderoso do mundo. A Revolução Industrial é um verdadeiro sucesso; as fábricas produzem a todo vapor, e produzem muito mais que a própria Europapode consumir. Por isso, é preciso encontrar novos mercados para esses produtos industrializados, é preciso romper as fronteiras de outros países; não só para vender mais também para obter matérias-primas para as industrias.
E são basicamente esses dois fatores: a busca de novos mercados e obtenção de matérias-primas, os responsáveis pela maior corrida imperialista já vista entre os paíseseuropeus.Curiosamente, a mesma industria que trouxe riqueza, também trouxe a miséria, isso porque a utilização cada vez mais intensa das máquinas, gerava um número cada vez maior de desempregados. E onde há miséria, há instabilidade social, e instabilidade social, era uma coisa que os burgueses europeus não queriam. Muito simples, os mesmos países que compravam os produtos industrializados dos europeus eforneciam matéria-prima, tinham que receber também os desempregados. Foi assim que começou a grande imigração européia do século XIX.

O Imperialismo na África

Foi a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências dasintervenções de outrora. O primeiro momento de conquista do território africano na modernidade aconteceu com o avanço das grandes navegações. Inicialmente, Portugal e Espanha foram os colonizadores da África entre os séculos XV e XVII. Esta primeira fase é conhecida como Colonialismo.Até o século XIX a intervenção européia esteve presente apenas no litoral do continente africano, com uma exploraçãoespecialmente marcada pelo tráfico de negros que acontecia no Atlântico. Mas com o crescimento de outras potências européias, a corrida pelo domínio do continente também cresceu e ampliou a exploração, entrando mais fundo no território.A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma grande divisão das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou aser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes
e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.O primeiro país europeu, após Portugal e Espanha, a invadir o continente africano foi a França, que desenvolveu sua conquista imperialista entre 1830 e 1857 na Argélia. Era apenas o começo de umanova fase de exploração intensa da África. Os franceses prosseguiram a conquista estabelecendo-se na Tunísia, na África Ocidental e na África Equatorial, sendo que o domínio se expandiu ainda até regiões como Madagascar e Marrocos.Em seguida aos franceses vieram os ingleses, os quais promoveram a conquista imperialista no Egito e o domínio do Canal de Suez. Os alemães vieram em seguida conquistandoa África Oriental e Camarões, Togo e Namíbia, estes na parte ocidental do continente. Já atrasados, chegaram os italianos promovendo o domínio na Líbia, na Eritréia e na Somália.Os povos europeus tinham grande supremacia no processo de conquista imperialista no continente africano. A capacidade de tais países, pelo crescimento conquistado ao longo dos séculos com base na exploração, era...
tracking img