Plaina limadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plainas limadoras

A plaina limadora é uma maquina ferramenta que consiste em realizar as operações de aplainamento, rasgos, estrias, rebaixos e chanfros através do movimento retilíneo alternativo da ferramenta sobre a superfície a ser usinada.
Normalmente utilizada para operações de desbaste, dependendo do tipo de peça que esta sendo usinada, pode ser necessária a utilização de outrasmaquinas ferramentas para realizar as operações de acabamento. Pode-se destacar também que as operações realizadas na plaina limadora, normalmente são feitas a seco, quando necessário é colocado emulsão na superfície da peça.
A plaina limadora apresenta três tipos de movimentos durante suas operações: O movimento principal, o movimento de avanço e o movimento de ajuste.
Movimentos da plaina limadora;movimento principal, movimento de avanço e o movimento de ajuste, O movimento principal é o movimento executado pela ferramenta, subdividido em curso útil e curso em vazio. O cavaco é retirado da peça sendo este último um movimento de retardo da ferramenta, para que haja o retorno do eixo principal e o termino do processo de desbaste da peça, durante o curso útil e a ferramenta volta para oinício do curso sem retirar cavaco durante o curso em vazio, sendo este último um movimento de retardo da ferramenta, para que haja o retorno do eixo principal e o termino do processo de desbaste da peça.
O movimento de avanço é movimento realizado pela mesa, onde a peça esta fixada, perpendicular ao movimento principal. E o movimento de ajuste é um movimento vertical feito pela ferramenta ou pelamesa e serve para regular a espessura do cavaco.
A plaina limadora possui como componentes a base da máquina, que suporta a mesa, o cabeçote, composto de um porta-ferramenta, preparado para o acionamento de avanço e retorno e dispõe de um ajuste, acrescentado de uma escala graduada para desbastar tanto superfícies horizontais como inclinadas(vertical em ângulo, horizontal e oblíqua), que esta sobreuma placa com um dispositivo que possui duas peças instaladas em um único eixo que gera mobilidade a uma quando não as duas peças, chamado de charneira, que possibilita, no curso útil, a compressão da placa articulada diante do suporte, afim de efetuar o aplainamento, e em seguida esta se ergue na volta a posição inicial, no curso vazio.
Responsável pela produção do movimento retilíneoalternativo do movimento principal, o acionamento principal faz com que o motor entre em revolução, e através de um dispositivo que utiliza o deslizamento de uma castanha entre a cavidade (chamada de guia) de um balancim, que gera o movimento de subida e descida no conjunto, acionado por múltiplas engrenagens, e sua sincronia direciona a castanha na mesma direção de rotação dessas engrenagens, obedecidaspor um volante e uma manivela, através de um fuso, forçando à maquina a o movimento de um lado para o outro até o final da operação.
Ao ajustar o comprimento do curso e a velocidade de corte deslizando a porca com o pino da manivela, mecanismo do acionamento principal, a velocidade do curso útil é menor do que a do curso em vazio, pois nele não se extrai resíduos de corte, é caracterizado comomovimento passivo, por isso este mecanismo é chamado de retorno rápido. Relacionando os ângulos de abertura formados pela passagem do pino entre a manivela, percebe-se que quanto maior a velocidade do curso útil, menor são os ângulos formados pela manivela, correspondentes a velocidade do curso útil e a velocidade do curso em vazio, constatando que eles trabalham em razão de proporção inversa, osângulos também indicam quando as velocidades estão quase iguais, a diferença angular tende a zero, e o seu curso também se torna cada vez menor.
Ao acionar o avanço, deve-se atentar pelo fato de que se aplicado manualmente, pode produzir superfícies imperfeitas. Para evitar esse tipo de problema, antes do acionamento de cada curso útil pode se realizar o comando forçado regulado.
Em...
tracking img