Plagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 4 – FONTES DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E INTERNET

Aluna: Elizabeth Aparecida Guidugli
RA 1046502
Profº Carlos Allberto Marinheiro

PLÁGIO EM TRABALHOS CIENTÍFIOS

CENTRO UNIVERSITÁRIOS CLARETIANOS
BATATAIS - 2010
O plágio é uma copia que uma pessoa ou grupo de pessoas fazem dos mais variados temas e assuntos, segundo VASCONCELOS:
O plágio se caracteriza pela apropriação deidéias ou palavras de outrem sem o devido crédito, mesmo que acidental. Segundo a universidade, “o plágio é considerado uma prática muito séria na educação superior no Reino Unido. Mesmo que uma pequena seção de seu trabalho contenha plágio, é possível que a nota zero seja atribuída a ele… Em casos mais extremos, você pode ser expulso da universidade”.
Para ROMANCINI:
O plágio caracteriza-se como umafalsa atribuição de autoria, uma apropriação indevida de trabalho de um autor por outro indivíduo (o plagiário). Em outras palavras, trata-se da cópia de idéias ou conteúdos de trabalhos de outra pessoa, que são utilizados como se fossem daquele que finge ser o autor legítimo dos mesmos. É interessante notar que a origem etimológica da palavra (do grego “plágios” ao latim “plagiu”) carregaacepções que ilustram o conceito: “oblíquo”, “dissimulado”, “trapaceiro”.
O plágio tem acontecido com muita freqüência, no meio acadêmico (e acaba sendo mais comum ainda, em lugares não formais), um dos motivos para tantos casos de plágio é a pesquisa em internet e as facilidades digitais ao alcance dos alunos, pois na maioria das vezes a busca e a pesquisa são feitas nos sites, que não tem asinformações suficientes para do trabalho feito pelo aluno, e a causa para o plágio pode ser dar principalmente por dois motivos, a falta de referencial bibliográfico nos artigos encontrados pelos alunos na internet, ou a facilidade de se copiar um material como sendo seu e não ser descoberto, por existir uma grande quantidade de material falando sobre os mais variados temas, e fica quase impossível descobriro plágio. Muitas vezes os professores não estão preparados para a descoberta da copia, e o plágio acabada passando em branco e sendo repetido inúmera vez, ate quem sabe um dia ser descoberto mesmo depois da graduação. Para VASCONCELOS:
Na definição sobre o plágio, até mesmo algumas nuances foram abordadas: “a cópia pode ocorrer mesmo sem a reprodução exata das palavras do texto original. Estetipo de cópia é conhecido como paráfrase e pode ser o tipo de plágio mais difícil de ser detectado.”.
Em alguns países existem punições para as pessoas que são “pegas” no plágio, podendo ser punições de cunho acadêmico ou até mesmo punições fora desse âmbito, dependo da gravidade e severidade do professor que descobriu o plágio, mas para tanto é necessário que o professor (citado como exemplo porser o mais propicio a descobrir as fraudes), reúna as provas concretas da copia como exemplo o artigo ou trecho que foi copiado da internet (o mais rápido e simples de ser feito), o livro de onde foi feita a copia, entre outras inúmeras formas. E cabe ao autor verdadeiro do artigo ou texto ser informado para que o mesmo tome decisões além dos muros das universidades, pois o mercado de trabalho sofremuitos riscos em ter um farsante em seu meio. Mas o plágio não é obra exclusiva de estudantes de graduação, existem muitos casos de plágio em projetos de pesquisa, mestrado e doutorado.
Para VASCONCELOS a questão do plágio é muito complexa, pois pode ser visto de diferentes formas nas mais variadas culturas como, por exemplo, na China as palavras são da sociedade e deve ser compartilhada comtodos, não importando se as mesmas já foram usadas por outras pessoas, ou seja, as idéias e expressões não são única e exclusiva de uma pessoa, o que não acontece em países ocidentais, na maioria das vezes, as idéias expressões e palavras escritas pode e são possuídas por um individuo aquele que escreveu. Para VASCONCELOS:
Quando um autor escreve uma determinada seqüência de palavras ou...
tracking img