Placas de videos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUIZ EDUARDO SANTOS DE ARAÚJO















PLACAS DE VÍDEOS





















MANAUS/AM
2013


1. INTRODUÇÃO


A placa de vídeo é uma das partes mais importantes do computador. No passado, as placas de vídeo não eram tão importantes porque os gráficos eram relativamente simples. Agora com o advento dosgames em 3D, e com softwares que necessitam de milhões de cores para serem eficientes, placas de vídeo com boa performance são essenciais para a operação dos computadores.
Se olharmos o monitor ligado bem de perto,veremos milhares de pequenos pontos acesos. Esses pontos são chamados de pixels. A resolução é o número de pixels na horizontal versus o número de pixels na vertical. A maioria doscomputadores rodam na resolução de 1024 por 768 pixels (geralmente escritos como 1024x 768). Aumentando o número de pixels, a qualidade da imagem cresce muito, isso porque quanto mais pixelsmais detalhes podem ser mostrados.
Cada pixel pode ter uma cor diferente, e com isso a placa de vídeo quando muda a cor de cada pixel pode desenhar imagens complexas. Nos computadores de hoje em dia, épossível que um pixel consiga mudar para 32 milhões de cores diferentes. O número de cores que um pixel consegue mostrar é chamado de color depth. Os color depths mais comuns são 16, 256, 16 milhões e 32 milhões de cores.




A placa de vídeo é como um pequeno computador com sua própria memória, processador e BIOS. As placas mais antigas não tinham seus próprios processadores ou memória,e isso era normal porque os gráficos eram realmente simples. Os gráficos de hoje em dia são muito realísticos e necessitam de muita performance do hardware. Se o processador do computador e a memória fossem responsáveis pelos gráficos e por tudo se passa no computador a performance seria horrível. Tendo um processador e uma memória na placa de vídeo, dedicada totalmente para vídeo, é melhor porqueo processador da máquina e a memória pode trabalhar em outros cálculos. Normalmente o CPU recebe todas as instruções do software e então passa para o processador da placa de vídeo tudo relacionado a gráficos. Uma vez que o processador termina os cálculos, ele manda a imagem para a memória onde a informação está guardada e manda para a interface vídeo. Quando já está na interface de vídeo, ainformação é convertida em um sinal que o monitor pode entender. E então a informação aparece na tela do computador.
Nota: O número de vezes que a placa de vídeo manda informação para o monitor é chamado de Frame Rate e pode ser diferente dependendo da complexidade da imagem.








1. HISTÓRICO
Depois do processador, memória e HD, a placa de vídeo é provavelmente o componente maisimportante do PC. Originalmente, as placas de vídeo eram dispositivos simples, que se limitavam a mostrar o conteúdo da memória de vídeo no monitor. A memória de vídeo continha um simples bitmap da imagem atual, atualizada pelo processador, e o RAMDAC (um conversor digital-analógico que faz parte da placa de vídeo) lia a imagem periodicamente e a enviava ao monitor.
A resolução máxima suportadapela placa de vídeo era limitada pela quantidade de memória de vídeo. Na época, memória era um artigo caro, de forma que as placas vinham com apenas 1 ou 2 MB. As placas de 1 MB permitiam usar no máximo 800x600 com 16 bits de cor, ou 1024x768 com 256 cores. Estavam limitadas ao que cabia na memória de vídeo.
Esta da foto a seguir é uma Trident 9440, uma placa de vídeo muito comum no início dosanos 90. Uma curiosidade é que ela foi uma das poucas placas de vídeo "atualizáveis" da história. Ela vinha com apenas dois chips de memória, totalizando 1 MB, mas era possível instalar mais dois, totalizando 2 MB. Hoje em dia, atualizar a memória da placa de vídeo é impossível, já que as placas utilizam módulos BGA, que podem ser instalados apenas em fábrica.



PIONEIRA
Com o...
tracking img