Uma abordagem integrada da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]














































































Este trabalho tem como finalidade estar mostrando o valor do “brincar” de forma lúdica. Como a brinquedoteca veio a surgir, como se encontra nos dias atuais. Qual a importância e o objetivo da brinquedoteca. Em que elapode contribuir para o crescimento psíquico emocional das crianças.
A primeira intenção de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, (EUA), ao ser constatado frequentes roubos de brinquedos feitos por crianças em lojas de brinquedos. Ocorria se isso por razão das crianças não terem brinquedos nem condições para comprá-los. Por este motivo veio nascer aprimeiro intuito de brinquedoteca, que na época tinha a intenção de emprestar brinquedos, era de uso comunitário para as crianças mais necessitadas.

O reconhecimento mundial da brinquedoteca se deu a partir da década de 1960, no século XX, quando se espalhou por toda Europa. Com o propósito de emprestar brinquedos a famílias carentes com filhos especiais, acreditando que os brinquedosestimulariam o desenvolvimento dessas crianças.

A primeira ação de ludicidade voltada para a brinquedoteca no Brasil só aconteceu em 1971, quando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, realizou a primeira exposição de brinquedos pedagógicos, que foi visitada por pais, profissionais e estudantes da área.

A aceitação da exposição,juntamente com o projeto de Brinquedoteca, fez com que a APAE de São Paulo criasse a Ludoteca com o intuito de emprestar brinquedos para seus alunos.

Atualmente a brinquedoteca tem seu papel muito claro e esclarecido que é um local de estímulos para a brincadeira livre da criança.

No contexto da ludicidade, pode-se afirmar que a Brinquedoteca além de oferecer atividadeslúdicas, também tem enorme influência na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, e sim, um espaço educacional, pois podem propiciar diversos estímulos e desenvolver aspectos sociais, culturais cognitivos, físicos e emocionais em uma fase muito importante que é a infância. Fase onde a criança está se construindo,desenvolvendo seu caráter, personalidade, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades.

Brinquedoteca é um espaço destinado ao estímulo de brincar, tanto na criança como em qualquer outro ser humano. Um espaço que disponibiliza brinquedos reúne inúmeras possibilidades e potencialidades com a intenção de desenvolver trabalhos sérios e extremamente significativos para as crianças.Esse espaço é indicado para pessoas de qualquer idade, podendo ser frequentado por crianças a partir do seu nascimento até a mais tenra idade, não existe restrição e separação por faixa socioeconômica de seus frequentadores, já que seu objetivo é resgatar ou descobrir o prazer de brincar.

Assim é possível visualizar na brinquedoteca um ponto de encontro para odesenvolvimento de brincadeiras, caracterizado por um espaço alegre, colorido, diferente, em que as crianças, jovens e adultos possam desenvolver sua imaginação.

O mercado de brinquedoteca é relativamente novo e por isso ainda não foi amplamente explorado em suas possibilidades. Sendo assim existem boas possibilidades de ingresso nesse segmento.

A brinquedoteca deveráapresentar-se disponível para que as crianças que procuram esse espaço possam brincar de forma livre e sem restrições definidas. O que vale é a criatividade de seus frequentadores e principalmente dos brinquedistas. Estudiosos desse segmento afirmam que quando as crianças brincam de forma livre e sem “controles” ou “comandos” pedagógicos desnecessários, melhoram o seu desenvolvimento criativo, social,...
tracking img