pizza hut

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
PIZZA HUT
A PIZZA HUT, maior rede de pizzarias do mundo, é a principal responsável por disseminar a pizza por quase todo planeta terra, criando um hábito de saboreá-la a qualquer hora do dia, de uma maneira fácil e muito conveniente. A trajetória da marca apenas confirma a simpatia que conquistou junto ao público, graças ao sabor de seus produtos, a alta qualidade e à eficiência noatendimento.
-
A história
Apesar dos imigrantes italianos terem introduzido a pizza nos Estados Unidos, foi o espírito empresarial de dois jovens universitários do centro-oeste que fizeram dela uma das comidas favoritas entre os americanos. A história de sucesso da empresa começou no final da Segunda Guerra Mundial. Os soldados americanos provaram e aprovaram a pizza no front de batalha e levaram paracasa a disposição de comer mais e mais fatias. Ao final do conflito, os imigrantes italianos aproveitaram para abrir várias pizzarias nos Estados Unidos. Foi neste cenário, com mais de 18.000 pizzarias já funcionando pelo país, que em 31 de maio de 1958, o primeiro restaurante da PIZZA HUT foi inaugurado na cidade de Wichita, estado do Kansas, pelos irmãos Frank e Dan Carney, que não possuíamdinheiro o suficiente para o negócio e nunca haviam trabalhado com pizza antes. Por essa razão, pegaram US$ 600 emprestados de sua mãe, contrataram John Bender (que já havia trabalhado em uma pizzaria), compraram equipamentos de segunda mão e foram em frente com o projeto. A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço parasomente 8 letras. A mulher de Dan, então, sugeriu a palavra “Hut” (cabana em inglês). O restaurante tinha capacidade apenas para 25 pessoas sentadas. Na noite de inauguração, somente potenciais consumidores puderam degustar as pizzas, que foram servidas gratuitamente. A aceitação foi tão boa, que os irmãos inauguraram uma segunda loja cinco meses depois. Em um ano, já estavam operando com trêsrestaurantes e inauguraram a primeira franquia em Topeka, também no estado do Kansas. 


Em 1964 um padrão visual foi adotado para todas as lojas da rede, criando assim uma identidade única para a marca. Após montar sua estratégia baseada em lojas franqueadas, a rede chegou a abrir uma unidade por dia, no pico de sua expansão. Em 1967, a popularidade da marca cresceu ainda mais quando bonecosda mascote Pizza Pete (um simpático pizzaiolo bigodudo) começaram a ser vendidos em todas as lojas da rede. Ainda neste mesmo ano, a maior pizza do mundo, com 1.83m de diâmetro, foi servida pela rede na grande festa de inauguração da unidade de Fort Worth no Texas. Em 1968 a PIZZA HUT iniciou sua expansão no mercado internacional com a abertura da primeira loja no Canadá. No ano seguinte ummilhão de pessoas já fazia suas refeições a cada semana em uma das 310 lojas da PIZZA HUT. Foi nesta época, em 1969, que o telhado de todas as lojas adotou a cor vermelha e seu tradicional formato (conhecido como Red Roof). Ainda neste ano, a empresa abriu restaurantes em Sydney na Austrália, México e Munique na Alemanha, levando o sabor de suas pizzas para lugares ainda mais distantes. 

--Muitas sugestões e mudanças foram sendo adicionadas à receita inicial das pizzas para formar o prato desejado. Todos os produtos foram desenvolvidos e adaptados para atender as necessidades dos clientes de diferentes países no mundo. Em 1970, a empresa investiu na ampliação do cardápio. Sanduíches foram adicionados ao cardápio básico que continha pizzas, saladas, cerveja e refrigerantes. Além disso,inaugurou sua loja de número 500 na cidade de Nashville, estado do Tennessee. Em 1971 a PIZZA HUT se tornou a número 1 no mundo, em vendas e número de lojas, iniciando mais um forte processo de expansão internacional. No ano seguinte, depois de abrir capital na Bolsa de Valores, a rede acelerou sua expansão, inaugurando sua milésima unidade. Quatro anos depois a rede já atingia a marca de 2.000...
tracking img