“Pirataria”: uma realidade brasileira sob a ótica de estudantes universitários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“PIRATARIA”: UMA REALIDADE BRASILEIRA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS



Resumo

O estudo objetiva analisar quais as concepções de estudantes universitários acerca do consumo de produtos pirateados, discutindo causas, consequências e variáveis inerentes a este ato. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa. Os participantes do estudo foram estudantesuniversitários. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas fechadas indagando sobre os motivos, consequências e variáveis da prática de consumo de produtos pirateados. Os resultados revelam que a pirataria é uma realidade brasileira praticada por diferentes indivíduos de diferentes escolaridades e classe econômica. Os motivos para o consumo de produtos pirateados incluemaspectos econômicos, sociais e culturais. Concluí-se que a pirataria é uma realidade vivenciada na sociedade brasileira que precisa ser combatida por meio de ações educativas em que o consumidor seja ator ativo desse processo, bem como é necessário que existam mudanças na estrutura econômica do país que permita o consumo de produtos legalizados e de qualidade pelas diferentes classes sociaisconsumidoras.

Palavras- Chave: consumo; pirataria;concepções

Abstract

The study aims to analyze the conceptions of university students about the consumption of pirated products, discussing causes, consequences and variables inherent in this act. This is a descriptive exploratory study of quantitative approach. Study participants were college students. To collect data we used a questionnaire withclosed questions asking about the motives, consequences and variables of the practice of consumption of pirated products. The results show that piracy is a Brazilian reality practiced by different individuals with different knowledge levels and social class. The reasons for the consumption of pirated products include economical, social and cultural rights. We concluded that piracy is a realityexperienced in Brazilian society that must be fought by means of educational in that the consumer is an active actor in this process, and there have to be changes in the economic structure of the country that allows the consumption of products legalized and quality of the different social classes consuming.

Keywords: consumption; piracy; conceptions
1. INTRODUÇÂO

Sabemos que a prática dapirataria é uma realidade que tem se intensificado a partir de um processo globalizante da “sociedade do consumo”. Prova disso é a existência de cidades que se destacam pelos seus imensos camelódromos, nos quais grande parte dos produtos vendidos é de procedência duvidosa, ou seja, não seguem as normas técnicas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores.
Acreditamos que inicialmente seriapertinente a definição do que seria pirataria. Assim, numa perspectiva etimológica temos pirataria como um derivação sufixal de pirata. Tomemos então a definição de Ferreira (2001) acerca do termo pirata; “bandido que cruza os mares no intuito de roubar”. Desta forma, percebe-se que historicamente tanto o termo quanto sua prática em ato sugerem um conotação pejorativa da uma ação praticada pelohomem.
Numa evolução das concepções dos sentidos e significados atribuídos a pirataria no que se refere ao consume de produtos falsificados, considera-se pirata a replicação de determinado produto sem o consentimento do fabricante original, sem o pagamento de licença ou patente, ou sem o pagamento dos direitos de autoria. Podendo sua comercialização ser feita sob a forma de falsificação, cópia comintenção de imitar o material original, replicação de marca e logotipo, envio da réplica pela internet, no caso de músicas, softwares, filmes etc. (GIGLIO; RYNGELBLUM, 2009).
O fenômeno da pirataria no Brasil, ao contrario do verificado em outros países, é relativamente recente e teve um desenvolvimento paulatino e setorizado. Com a abertura política no início dos anos 80 e a instalação...
tracking img