Piramide organizacional invertida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Retorno à Palavra de Deus
Texto Base: 2º Reis-22.0-1:20
INTRODUÇÃO

1. O texto básico mostra uma situação semelhante do povo de Israel no tempo do rei Josias à situação da Igreja por ocasião da Reforma Religiosa do Século XVI. O desprezo à Palavra de Deus causou terríveis desvios do povo na doutrina, na conduta e no culto. Em ambas as situações históricas, a volta à Palavra foi o ponto departida para uma reforma que restaurou os valores da fé, valores estes fundamentados na revelação divina.
2. As experiências do povo de Deus narradas nas Escrituras Sagradas, bem como o conhecimento da História da Igreja depois do livro de Atos dos Apóstolos, mostram sucessivos movimentos de avivamento e reforma. A igreja, como corpo vivo de Cristo, reage para expulsar corpos estranhos que seinfiltraram nela durante a sua peregrinação histórica. Como aconteceu no tempo de Josias e de Lutero, a redescoberta da Palavra sempre é decisiva para a libertação de pecados que desonram a Deus e que empanam o brilho do testemunho da igreja no mundo.
3. Durante o mês de outubro vamos refletir sobre o tema avivamento e reforma, tendo em vista a celebração dos 490 anos que se passaram desde que Luteroafixou as 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, dando início a este movimento que nos alcançou e no qual estamos envolvidos. Vamos começar refletindo sobre a importância da Palavra no avivamento e na reforma. Tendo isto em mente que lições podemos aprender de 2 Reis 22.1-20?

É PRECISO REDESCOBRIR A PALAVRA

1. Apesar do crescimento da igreja evangélica no Brasil, tem havido sériosdesvios na doutrina, no comportamento e na conduta. Temos informações seguras de que em alguns estabelecimentos comerciais, em certas cidades do País, os pastores evangélicos não têm crédito. Muitos problemas que afligem pessoas que professam a fé cristã, e que enchem os templos em busca de bênçãos, têm como causa o não estarem vivendo os princípios da Palavra de Deus. Precisamos hoje de um grande eprofundo avivamento em nosso País. Esse avivamento precisa começar com o confronto das nossas vidas com a Palavra de Deus. Sem isto podemos estar procedendo como os falsos profetas no tempo de Jeremias que curavam superficialmente a ferida do povo de Deus, dizendo paz, paz, quando não há paz (Jeremias 6.14).
2. O livro da lei, talvez o Pentateuco, ou mais precisamente o livro de Deuteronômio, estavaperdido no templo, onde foi achado (22.8). Sejamos gratos a Deus pela Reforma do Século XVI que colocou a Bíblia nas mãos do povo. A revolução foi grande e a igreja e o mundo foram abençoados. Em nosso País, as escrituras estão ao alcance de todos. Mas temos valorizado isto? Estamos levando a sério e praticando os ensinos da Palavra que ouvimos em nossos templos? Ou esquecemos a Bíblia no templo?Ou quando terminam os nossos cultos voltamos para as nossas casas, a Palavra de Deus fica esquecida durante a semana? Se isto acontece, não podemos ficar admirados quando os crentes enfrentam tantos problemas.
3. Somos advertidos pela experiência de Josias a pregarmos com toda a fidelidade a Palavra de Deus em nossos cultos; os ensinos da Palavra transmitidos nos nossos cultos devem serrefletidos em todas as nossas células; os princípios que as nossas crianças aprendem nas celebrações e nas células devem ser aplicados nos lares, nos cultos domésticos; a Palavra deve ser o pão que alimenta a vida pessoal de cada crente na sua vida devocional – sem a Palavra não há quarto de escuta; sem quarto de escuta não teremos orientação segura para as nossas vidas no dia-a-dia. Essa Palavra é eficaz(Hebreus 4.12), desvenda tudo (Hebreus 4.13) e está perto de nós (Romanos 10.8).
4. Que não aconteça com nenhum de nós o que aconteceu com uma senhora cristã: Ela perdeu os óculos e durante muito tempo não conseguiu encontrá-los até que, depois de muito procurar, os encontrou dentro da sua Bíblia.

A PALAVRA PRECISA SER CORRETAMENTA ENTENDIDA E PRATICADA

1. Quando o rei Josias ouviu a...
tracking img