Transmissor /receptor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos circuitos , estão representados o emissor e o receptor com o uso do módulo RF de 433Mhz. Como explicado na postagem anterior, a entrada digital "Din" (pino 2) do transmissor deve ser conectado aum circuito externo que gere o sinal.

O funcionamento Tx/Rx é simples. Se uma tensão de 5v for aplicada ao pino "Din", o pino 2 do receptor, que é a saída digital "Dout" apresenta também uma tensãode 5v. Se for aplicado zero volt no transmissor, o pino de saída do receptor também apresenta zero volt. (Ver Datasheets)
Ou seja, com apenas um "pushbutton" daria apenas para controlar umdispositivo.

Então a pergunta é: Como se faz para controlar 4 dispositivos com um módulo RF apenas?
A resposta é simples: Basta "modularizar" o sinal e enviar pacotes de dados de forma serial.
Como se fazisso? Com CI's codificadores/decodificadores, ou então usar os pinos Rx/Tx do PIC e configurá-los para trabalhar de forma serial como rs232, I2C.


O receptor RF está ligado a um CI que é umcodificador. Esse CI é o HT12E. O HT12E é um codificador(Encoder) da fabricante Holtek de 12 bits. As pinagens de A0 até A7 são utilizadas para o endereço.
O pino 9 é o Gnd e o 18 utiliza-se para conectaro Vcc.

Os pinos 15 e 16 deve-se obrigatoriamente ser ligados por uma resistencia para completar um circuito RC que dará o clock tanto pra saída dos dados quanto pra velocidade de codificação.Internamente, o CI HT12E ja possui um capacitor, necessitando apenas de uma resistência externa para gerar a frequência. A relação entre Frequência/Resistência pode ser encontrada no Datasheet.

O pino17 é utilizado para saída do sinal "serial" e deve ser ligado ao pino 2 do transmissor RF.
O pino 14 é uma espécie de On/Off de transmissão. Para transmitir o sinal "serial" esse pino deverá estarconectado ao Gnd.
Os pinos D0 a D3 são utilizados para entrada de dados e é ativo em baixo. Para cada pino pode-se utilizar um botão.
OBS: Não conectar tensão acima de 0,5v nos pinos D0 ~ D3. Esses...
tracking img