Piramide de maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As necessidades fisiológicas são as necessidades básicas, as necessidades de segurança, vai da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa como um emprego estável, as necessidades sociais são tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube, as de estima passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face ànossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos, e por fim, nas necessidades de auto-realização o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.
Embora a teoria de Maslow tenha sido considerada uma melhoria em relação as anteriores ela tem seus defeitos, o principal é que é possivel uma pessoa estar auto-realizada, contudo não conseguir uma total satisfação de suas necessidadefisiológicas.
2.2.3 Teoria de Equidade
A Teoria da Equidade se baseia no critério de que as pessoas têm sobre a recompensa que recebem em comparação com as recompensas que as outras pessoas recebem pelo mesmo serviço ou pelos mesmos resultados.
Equidade pode se definir como uma relação entre o esforço ou a habilidade com o pagamento ou promoção que recebe, comparada com pagamento ou promoção queoutras pessoas recebem por desempenhar uma habilidade semelhante.
As comparações concentram-se no salário como recompensa mais significativa no local do trabalho.
Rechard A. Cosier e Deu R. Dalton afirmam que os relacionamentos no trabalho não são estáticos, e que as iniqüidades não ocorrem apenas uma vez. Cada indivíduo reage a uma iniqüidade conforme suas experiências quanto à mesma, geralmentetoleram até cair a “gota d’agua”.
Segundo esta teoria, quando uma pessoa entende que cometeram uma injustiça com ela, aumenta sua tensão e a maneira de resolver a situação é mudando de comportamento. Há quatro proposições relativas ao pagamento injusto:
1 – Dado o pagamento por tempo, empregados super-recompesados produzirão mais do que empregados pagos com equidade.
2 – Dado o pagamento porquantidade de produção, empregados super-recompesados produzirão menos unidades, mas com melhor qualidade do que empregados pagos com equidade.
3 – Dado o pagamento por tempo, empregados sub-recompesados produzirão menos resultados ou de pior qualidade.
4 – Dado o pagamento por quantidade de produção, empregados sub-recompesados produzirão um grande número de unidades de baixa qualidade emcomparação com empregados pagos com equidade.
As pesquisas recentes têm sido direcionadas para ampliar o que significa equidade ou justiça, mas a Teoria da Equidade demonstra que, para a maioria dos empregados, a motivação é influenciada tanto por recompensas relativas como por recompensas absolutas.
2.2.4 Teoria da Expectativa
Desenvolvida por Victor Vromm, é atualmente uma das explicações demotivação mais aceita, para ele a motivação é o processo que governa a escolha de comportamentos voluntários alternativos.
Segundo James A. F. Stoner e R. Edward Freedman, no livro “Administração”, p. 328, a Teoria da Expectativas diz que um empregado está motivado a empregar um alto nível de esforço quando acreditar que o esforço levará à uma boa avaliação de desempenho, que as recompensas satisfarãoas metas pessoais do empregado.
Assim, para que uma pessoa esteja "motivada" a fazer alguma coisa é preciso que ela atribua valor à compensação advinda de fazer tal coisa, acredite que fazendo essa coisa ela receberá a compensação esperada e acredite que tem condições de fazer tal coisa.
Em termos de uma equação, essa definição poderia ser escrita da seguinte forma:
Motivação = (Expectativa)X (Instrumentalidade) X (Valor)
Isto significa que todos estes termos têm que ser maiores do que zero, nenhum destes fatores pode estar ausente.
Deve se analisar com cuidado a dimensão dos valores atribuídos a uma compensação, pois a motivação não é um processo e varia de indivíduo a indivíduo, em função de seus objetivos pessoais.
2.2.5 Teoria Motivação-Higiene
Ao contrario de alguns...
tracking img