Pinheiro supermercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: JOSÉ ALBERTO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA












SEGMENTO DE SUPERMERCADO - PINHEIRO SUPERMERCADO









Cristiane Araújo da Costa

Sarah Gomes Dias









SOBRAL - CE

NOVEMBRO DE 2012



Cristiane Araújo da Costa

Sarah Gomes DiasSEGMENTO DE SUPERMERCADO - PINHEIRO SUPERMERCADO





Trabalho solicitado pelo Professor José Alberto como requisito para aprovação na disciplina de Administração Estratégica – Semestre 2012.2 pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.










SOBRAL - CE

NOVEMBRO DE 2012

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 5

I. PINHEIRO SUPERMERCADO 5

a.Histórico 5

b. Missão 9

c. Visão 9

d. Valores 9

II. ANÁLISE SWOT 9

a. Pontos fracos 9

b. Pontos fortes 10

c. Oportunidades 10

d. Ameaças 11

III. POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO GERAL E ESPECÍFICO 12

a. Área de atuação 12

b. Segmentos de mercado 12

c. Consumidor 12

d. Mix de produtos e serviços 12

e. Fornecedores 13

IV. FATORESCRÍTICOS DE SUCESSO 13

V. O SEGMENTO DE SUPERMERCADOS 13

VI. ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS DO SEGMENTO 15

a. Marketing 15

b. Recursos Humanos 16

VII. SEGMENTO DE SUPERMERCADOS EM SOBRAL-CE 17

VIII. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA 18

a. Hipermercado Rainha 18

b. SuperLagoa 19

X. MAPA ESTRATÉGICO 21

XI. BALANCED SCOREDCARD 22

CONCLUSÕES 23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as atividades desenvolvidas pelas três principais empresas do segmento supermercadista da cidade de Sobral: Super Lagoa, Hipermercado Rainha e Pinheiro Supermercado. Para tanto, daremos maior ênfase a este último, sobre o qual apresentaremosa Análise Swot, Posicionamento Estratégico, Fatores Críticos de Sucesso, análise da concorrência com seus pontos fortes e fracos. Em relação ao segmento discorreremos sobre suas tendências no Brasil, bem como as estratégias funcionais adotadas.

Por fim, exporemos o Balanced Scorecard da empresa analisada (Pinheiro Supermercado), com o Plano de Ação e o Mapa Estratégico.



I.PINHEIRO SUPERMERCADO


a. Histórico

A história do Pinheiro Supermercado começou em 1979, com a iniciativa dos irmãos Bosco e Honório Pinheiro que fundaram a pequena Mercearia União para que seus pais tivessem um pequeno negócio permanecendo, o estabelecimento modesto abrigava o espírito de qualidade e simpatia na vizinhança, sob a administração do patriarca Joaquim HonórioAlves.

Em 1988 a Mercearia foi reestruturada, teve seu espaço físico ampliado e a venda saiu do balcão da mercearia para o auto-serviço do Mercadinho União. Nessa mesma época, os senhores João Bosco e Honório Pinheiro começaram a assumir pouco a pouco o Mercadinho e a colaborar com a administração da loja.

Os dois irmãos, sempre com espírito empreendedor, inovaram e investiram naexcelência do atendimento, na variedade e na qualidade dos produtos oferecidos - fatores estes que fizeram a diferença na conquista dos clientes, posto que, naquela época, não havia estabelecimentos com essa postura situados em bairros periféricos.

Um ano depois, foi inaugurada a segunda - ainda nos moldes de mercadinho - O Mercantil União - na Vila Manoel Sátiro posteriormentetransferida para a cidade de Itapipoca (CE) no ano de 2004, onde funciona hoje com uma área ampliada e totalmente modernizada, além de estar logisticamente adequada a estrutura atual da empresa.

O Mercantil União cresceu e em 1991 já estava suficientemente consolidado. A verticalização da empresa trouxe, para sua administração direta, o Sr. Honório Pinheiro com a inauguração da terceira loja,...
tracking img