Pim 2sem criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Criptografia

A criptologia foi usada por governantes e pelo povo, em épocas de guerra e em épocas de paz. A criptologia faz parte da história humana porque sempre houve fórmulas secretas, informações confidenciais e interesses os mais diversos que não deveriam cair no domínio público ou na mão de inimigos.
A criptologia não era reconhecida como ciência oficializada. Mas asmensagens secretas já circulavam bastante.

Idade Antiga (600 a 500 a.C.)

Escribas hebreus, escrevendo o livro de Jeremias, usaram a cifra de substituição simples pelo alfabeto reverso conhecida como ATBASH. As cifras mais conhecidas da época são o ATBASH, o ALBAM e o ATBAH, as chamadas cifras hebraicas, (Kahn). Datam de 600-500 a.C. e eram usadas principalmente em textos religiosos. Estas cifrasbaseiam-se no sistema de substituição simples (ou substituição mono-alfabético). As três são denominadas reversíveis porque na primeira operação obtém-se o texto cifrado e, aplicando-se a mesma cifra ao texto cifrado, obtém-se o texto original.
487 a.C.- Tucídides conta sobre ordens entregues ao príncipe e general espartano Pasanius em 475 a.C. através do que poderia ser o sistema de criptografiamilitar mais antigo, o scytale ou bastão de Licurgo. Como um dispositivo para esconder mensagens, o scytale consiste num bastão de madeira ao redor do qual se enrola firmemente uma tira de couro ou pergaminho, longa e estreita. Escreve-se a mensagem no sentido do comprimento do bastão, a tira é desenrolada e contém a mensagem cifrada. (Kahn).
50 a.C. - Júlio César usou sua famosa cifra desubstituição para encriptar comunicações governamentais. Para compor seu texto cifrado, Julio Cesar altero letras desviando-as em três posições; A se tornava D, B se tornava E, etc. Às vezes, César reforçava sua encriptação substituindo letras latinas por gregas. O código de César é o único da antiguidade que é usado até hoje, apesar de representar um retrocesso em relação à criptografia existente naépoca. Atualmente denomina-se qualquer cifra baseada na substituição cíclica do alfabeto de código de César. A substituição original do código de César encontra-se na tabela abaixo:
A B C D E F G H I J K L MN O P Q R S T U V WX Y Z
D E F G H I J K L MN O P Q R S T U V WX Y Z A B C

Idade Media (476 a 1453)

Na Europa, o período inicial desta época também foi chamado de "período das trevas", e acriptologia não escapou desta "recessão". Muito do conhecimento sobre o assunto foi perdido porque era considerado magia negra ou bruxaria.
Nesta época, a contribuição árabe-islâmica foi significativa, principalmente com
a invenção da criptanálise para a substituição mono-alfabética. A denominação "Cifra", "Chiffre", "Ziffer", etc, como também "zero", utilizado em muitas línguas, vem da palavraárabe "sifr", que significa "nulo".
A Itália foi a primeira a acordar, iniciando o movimento renascentista ao redor
de 1300, sendo responsável pelos primeiros grandes avanços. Veneza criou uma organização especializada em 1452, cujo único objetivo era lidar com a criptologia. Eles possuíam três secretarias que solucionavam e criavam cifras que eram usadas pelo governo.

Idade Moderna (1453 a1789)

Leon Battista Alberti é conhecido como "O Pai da Criptologia Ocidental", em parte porque desenvolveu a substituição poli-alfabética. A substituição poli-alfabética é uma técnica que permite que diferentes símbolos cifrados possam representar o mesmo símbolo do texto claro. Isto dificulta a interpretação do texto cifrado pela aplicação da análise de freqüência. Para desenvolver esta técnica,Alberti estudou os métodos para quebrar cifras da época e elaborou uma cifra que poderia anular estes métodos. Ele criou um disco de cifragem (conhecido atualmente como "Captain Midnight Decoder Badge") para simplificar o processo. Ao que tudo indica, esta classe de cifra não foi quebrada até os anos de 1800.

Em 1563 o físico italiano Giambattista Della Porta foi o inventor do primeiro...
tracking img