Vitaminas a, b, c, d, e e k nos padrões da abtn

973 palavras 4 páginas
Biografia de

Martin Luther King Jr
(1929 – 1968)

Líder pacifista negro norte-americano

"I have a dream. The dream of seeing my children judged by character, not skin color."
"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele."

Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos, proferido no dia de 28 de agosto de 1963, numa manifestação que reuniu milhares de pessoas pelo fim do preconceito e da discriminação racial.

Martin Luther King, Jr. nasceu em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, GA. Na sua certidão de nascimento seu primeiro nome era Michael, mas isso foi mais tarde mudado para Martin. Seu avô e seu pai eram pastores da Igreja Batista Ebenezer, em Atlanta, Geórgia. Martin Luther King Jr., fez seus primeiros estudos em escolas públicas segregadas e graduou-se no prestigioso Morehouse College em 1948 com uma licenciatura em Sociologia. Formou-se em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e, em 1955, Ele ainda recebeu um celibatário da Divindade em 1951 e depois um Ph.D. do Boston College em 1955. Foi em Boston, onde conheceu e se casou com Coretta Scott. Eles tiveram dois filhos e duas filhas.
Em 1954 Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery, capital do estado do Alabama. Envolvendo-se no incidente em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um branco num ônibus, King liderou um forte boicote contra a segregação racial. O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.
Em 1957 tornou-se presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), seu objetivo era proporcionar liderança e organização na luta pelos direitos civis. Ele usou as ideias de desobediência civil e protestos pacíficos com base nos escritos de Thoreau e as ações de Mohandas

Relacionados

  • Fisiopatologia da função endócrina e suas alterações
    20675 palavras | 83 páginas
  • Apostila de Higiene e Seguran a do Trabalho
    63990 palavras | 256 páginas
  • Edital
    36261 palavras | 146 páginas
  • Concurso
    71525 palavras | 287 páginas