Pilhas e baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE BATERIAS

[pic]

BATERIAS

Introdução

Uma bateria é essencialmente uma lata cheia de químicos que produz elétrons. As reações químicas que produzem elétrons são chamadas de reações eletroquímicas.

Se você examinar qualquer bateria, notará que ela tem 2 terminais. Um terminal está marcado (+), ou positivo, enquanto o outro terminal está marcado (-), ou negativo.

Emuma bateria tipo AA, C ou D (baterias normais de lanternas), as pontas das baterias são os terminais.

Em uma bateria grande de carro, existem 2 terminais de chumbo.
|[pic] |

Elétrons se agrupam no terminal negativo da bateria.

Se você conectar um fio entre os terminais positivo e negativo, os elétrons fluirão doterminal negativo para o terminal positivo o mais rápido que eles puderem.

Normalmente, você conecta algum tipo de carga para a bateria usando um fio.

Esta carga pode ser algo como uma lâmpada, um motor ou um circuito eletrônico.

Dentro da bateria, uma reação química produz os elétrons.

A velocidade da produção de elétrons por esta reação química (a resistência interna da bateria),controla quantos elétrons podem fluir entre os terminais.

Os elétrons fluem da bateria para dentro do fio e passam do terminal negativo para o terminal positivo para que a reação química aconteça.

Esta é a razão pela qual a bateria pode ficar em uma prateleira por um ano e ainda estar cheia de energia.

Uma vez conectado o fio, a reação começa.

A primeira bateria foi criada por AlessandroVolta em 1800.

Para criar essa bateria, ele fez uma pilha de camadas alternadas de zinco, papel mata-borrão ensopado em água salgada e prata.

|[pic] |

Este arranjo ficou conhecido como uma pilha voltaica.

As camadas de cima e de baixo da pilha precisam ser de metais diferentes, como mostrado.

Se vocêconectar um fio em cima e um embaixo da pilha, poderá medir a voltagem e a corrente geradas.

Tipos de baterias.

Baterias de níquel-cádmio (NiCd)
Esta bateria remonta aos primórdios dos dispositivos de armazenamento de energia recarregáveis, pois ela foi o primeiro tipo de bateria a suportar uma nova carga, o que gerou um significativo avanço neste ramo. Nas baterias NiCd os pólos negativo epositivo encontram-se no mesmo recipiente, sendo o pólo positivo coberto por hidróxido de níquel e o negativo por cádmio
Apesar de inovadoras, as baterias de NiCd são consideradas ultrapassadas, tendo sido substituídas pelos outros dois modelos citados anteriormente.
Elas ainda existem no mercado em aparelhos mais antigos, porém, não aparecem em novos equipamentos pelo fato de terem uma vida útilrelativamente curta.
Além disso, estas baterias sofrem com o chamado “efeito memória”, ou seja, a bateria deixa de ser carregada por completo, mesmo o seu marcador indicando o contrário.
Isso se deve principalmente ao ato de recarregar a bateria com ela não totalmente descarregada, o que acaba “viciando-a” a uma carregar somente uma quantia de energia bem menor do ela é capaz.
Outros fatoresque influenciaram o desuso das baterias de níquel-cádmio foram sua menor capacidade de armazenamento e o uso do cádmio, o que torna uma bateria um grande poluente, pois este é um material químico altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente.
Baterias de hidreto metálico de níquel (Ni-MH)
Apesar de ser uma tecnologia posterior a de NiCd, as baterias de hidreto metálico de níquel apresentamfuncionamento bastante semelhante com suas antecessoras. A grande diferença fica pelo seu material ativo no eletrodo negativo. As baterias de Ni-MH empregam hidrogênio na forma de hidreto metálico ao invés de cádmio em seu eletrodo negativo.
Outras diferenças, como maior carga e mais tempo de uso em mesmas condições, também são presentes nestas baterias. Isso se deve ao fato do hidreto metálico ser...
tracking img