Pilates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pilates


São exercícios completos e sistematizados que proporcionam saúde e bem estar para seu corpo e mente.
Pilates é uma forma de exercício, desenvolvido por Joseph Pilates, que enfatiza o desenvolvimento equilibrado do corpo através dos núcleos força, flexibilidade e consciência, a fim de apoiar movimentos graciosos e eficientes.



Uma das melhores coisas sobre o método Pilates éque ele funciona muito bem para uma ampla gama de pessoas. Atletas e bailarinos adoram, assim como os idosos, as mulheres após terem filhos e pessoas que estão em diferentes fases de reabilitação física.
O principal benefício dos exercícios de Pilates que as pessoas reportam é que elas se tornam mais fortes e mais capazes de fazer qualquer coisa com graça e facilidade.
Modificação é a chave parao sucesso do Pilates com uma variedade de pessoas. Todos os exercícios são desenvolvidos com modificações que podem fazer um treino seguro e estimulante para uma pessoa em qualquer nível.


Núcleo Força
Núcleo força é a fundação do Pilates. O núcleo são os músculos profundos, músculos do abdome e costas. Quando os músculos profundos são fortes e estão fazendo o trabalho deles, eles funcionamem sintonia com aqueles mais superficiais do tronco para apoiar a coluna e circulação.
À medida que você desenvolve seu núcleo força, você desenvolve a estabilidade em todo o seu tronco. Esta é uma das maneiras que Pilates ajuda as pessoas a superar as dores nas costas. Como o tronco está devidamente estabilizado, a pressão sobre as costas é aliviada e o organismo é capaz de se mover livremente ede forma eficiente.
Os princípios originais do método Pilates enfatizam muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. São eles: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez

Respiração
A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento. A expiração deve ser forçada e a inspiração, o maisnatural possível. Via de regra, expira-se nos momentos de maior esforço dos movimentos.
Esse mecanismo utiliza a musculatura profunda do abdômen (oblíquos e transversos do abdômen), além do assoalho pélvico e eretores profundos da coluna (principalmente os multífidos). A ativação desta musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício.
A inspiração deve serenfatizada lateralmente e posteriormente, ou seja, tridimensional, o que aperfeiçoa as trocas gasosas, melhorando a oxigenação dos tecidos e a capacidade pulmonar. Este é o principal princípio e está presente em qualquer escola ou linha de formação. A respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros edo pescoço.

Centro
É também conhecido como “Power House”, ou casa de força, centro de força. É um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético. Os músculos são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo,oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril. Além dos movimentos em si, a prática da respiração ajuda muito no fortalecimento desta musculatura.

Concentração
É a mente que guia o corpo. Deve-se dar atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível. É atransformação de um pensamento em movimento. Sempre haverá mais de um aspecto a ser pensado ao mesmo tempo.

Controle
É o melhor recrutamento da musculatura desejada. Visa um padrão suave e harmônico de movimento. O aprendizado motor dos movimentos também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.

Precisão
Diz respeito...
tracking img