pielonefrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP
Curso: Bacharelado em Enfermagem
Disciplina: Estágio Supervisionado em Saúde da Mulher
Professor/Orientador: Diego Inácio do Nascimento
















Estágio Supervisionado na Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA)
(Pielonefrite)



















Teresina-PI
Maio de 2014
FRANCISCA REJANEEstágio Supervisionado na Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA)
(Pielonefrite)




















Teresina-PI
Maio de 2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 03
2- REFERENCIAL TEÓRICO .. 04
3 – DESENVOLVIMENTO 08
3.1 – Identificação do Paciente 08
3.2 – Anamnese Clínica (Histórico) 09
3.3 – Prescrição médica10
3.4 – Farmacologia 11
3.5 – Exames 23
3.6 – Plano Assistencial 39
3.7 – Plano de Alta 41
3.8 – Prescrições de enfermagem 42
4- CONCLUSÃO 43
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 44
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade relatar o estudo prático, foi baseado no caso de um pacienteinterno, estágio supervisionado na Maternidade Wall Ferraz, CIAMCA, do Bairro Dirceu Arcoverde II, composta por uma equipe multidisciplinar, localizado na cidade de Teresina-PI. É destinada a atender pessoas em gestação.
No Cuidado a uma paciente em situação crítica, consta de histórico de enfermagem, Diabetes, bem como os seus tipos, Diagnóstico Médico, Tratamento, Exames Complementares.
Estudorealizado entre os dias 25 e 28/05/2014, período em que se desenvolveu a aplicação de teoria e prática de conhecimentos adquiridos durante o decorrer da disciplina. Bem como a elaboração de um plano assistencial a ser colocado em prática, diante da integridade do processo de enfermagem que será apresentado neste estudo de caso, com objetivo de enriquecer o trabalho, realizando pesquisasbibliográficas.
A assistência e o tratamento são providos com a finalidade de promover a autodeterminação e a responsabilidade pessoal de cada indivíduo para que possa atingir sua mais alto nível de saúde e bem estar protegendo seus direitos e respeitando os valores individuais, sociais culturais, étnicos, religiosos e filosóficos.
As observações dos estudos foram realizados no mês de maio de 2014, comorientação de o professor Diego Inácio do Nascimento, da disciplina Estágio Supervisionado em Saúde da Mulher II, bem como dos profissionais atuantes na referida maternidade.
Conheceremos um pouco a doença e suas características, veremos um caso real, suas mazelas e dificuldades, como ela se desenvolve.
2 - REFERENCIAL TEÓRICO
INFECÇÃO URINÁRIA | Pielonefrite
Infecção urinária é qualquerquadro infeccioso que acometa uma ou mais partes do trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. As infecções urinárias baixas são aquelas que acometem a bexiga e/ou a uretra. As infecções urinárias altas ocorrem quando há comprometimento de pelo menos um dos rins.
- As infecções da bexiga recebem o nome de cistite.
- As infecções da uretra são as uretrites.
- A infecçõesrenais são chamadas de pielonefrite.
O que é pielonefrite?
A pielonefrite é uma infecção bacteriana de um ou ambos os rins. A infecção renal é um caso potencialmente grave, já que estamos falando da infecção de um órgão vital. É um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se não tratada a tempo e corretamente, pode levar à sepse e falência de múltiplos órgãos. Felizmente, a imensamaioria dos casos responde bem ao arsenal de antibióticos disponível no mercado. Os casos que evoluem de forma negativa são aqueles que demoram para receber tratamento ou quando o paciente já se encontra muito debilitado por outras doenças.
A pielonefrite é uma frequente causa de formação de cicatrizes nos rins, podendo levar à perda parcial da função renal, principalmente nos pacientes que têm...
tracking img