Pib e idh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE E PIB.

O Produto Interno Bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.

Como ele é medido.
A fórmula para o cálculo é a seguinte:
PIB = consumo privado +investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações
São medidas as produções nas indústrias, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entra no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.
Vale dizer que no cálculo do PIB não sãoconsiderados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).
Como é medido o PIB per capta.
Para se chegar á renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo. No caso do Brasil, teríamos o seguinte:
PIB (2,889 trilhões de reais*) / 190 milhões de habitantes= 15.205 reais / habitante

Qual a diferença entre PIBnominal e o PIB real.
O PIB nominal é valor calculado levando-se em conta os preços do ano corrente: ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final. Já o PIB real é medido com o preço fixado no ano anterior, tirando-se desse cálculo o efeito da inflação.

PIB é o que significa na sua vida.
Se o PIB aponta expansão da economia, isso tem influência sobre obem-estar da população. Quando o país está crescendo, as pessoas vão sentir os efeitos, não de forma igualitária, porque isso vai depender da estrutura produtiva e de como o cidadão está inserido, mas a qualidade de vida aumenta, porque, quanto mais se produz, a tendência é que mais empregos sejam gerados, que os preços diminuam e que haja mais disponibilidade de produtos no mercado. Então issosignifica não apenas mais renda para gastar, mas também mais produtos disponíveis para compra.
O desenvolvimento econômico de um país, estados ou nação é o processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade, dos salários e do padrão médio de vida da população. A medida mais geral de desenvolvimento econômico é a do aumentoda renda por habitante porque mede aproximadamente o aumento geral da produtividade; já os níveis comparativos de desenvolvimento econômico são geralmente medidos pela renda em termos de PPP (purchasing Power parity) por habitante porque a renda ou produto do país corrigido dessa maneira avalia melhor a capacidade média de consumo da população do que a renda nominal.Podemos definir crescimentoeconômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) ou anteriormente por Produto Interno Bruto (PIB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamentotecnológico.
Brasil: Taxa de Crescimento do PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil cresceu 0,70 por cento no quarto trimestre de 2010 face ao trimestre anterior. From 1990 until 2010, Brazil's average quarterly GDP Growth was 0.78 percent reaching an historical high of 9.03 percent in September of 1994 and a record low of -7.68 percent in June of 1990. De 1990 até 2010, a média do BrasilCrescimento do PIB trimestral foi de 0,78 por cento atingindo um máximo histórico de 9,03 por cento em setembro de 1994 e um recorde de baixa de -7,68 por cento em junho de 1990. Brazil is one of the fastest growing emerging economies in the world. O Brasil é um dos que mais crescem as economias emergentes no mundo. With large and growing agricultural, mining, manufacturing and service sectors,...
tracking img