Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Ana Cássia Rodrigues

Auditoria Contábil

Resumo
Auditoria interna como ferramenta de melhoria dos controles internos de uma organização

CONTROLE INTERNO
O surgimento do controle interno é proveniente da necessidade de cobrir as fragilidades mais comuns no dia-a-dia das organizações. Existem diversas definições de controle interno dos dias dehoje, pois se trata de um assunto abrangente e diferenciado dentro de cada organização.
Colocando todas as definições dentro de uma só perspectiva: o conceito, a interpretação e a importância do controle interno envolvem imensa gama de procedimentos e práticas que em conjunto, possibilita a consecução de determinado fim, ou seja, controlar.

Objetivo e Finalidade
Os objetivos podem seraplicados no sistema contábil e financeiro, e instituídos em outras áreas da empresa, como a administração, produção, manutenção e expedição. Outros objetivos Podem ser levantados, mas todos eles podem ser resumidos num só: proteger o patrimônio da empresa.

Categorias de Controle
Controles administrativos são procedimentos e os métodos que dizem respeito às operações de uma empresa e às suaspolíticas, diretrizes e relatórios; relacionam-se apenas indiretamente com as demonstrações financeiras.
Controles Contábeis são procedimentos e plano de organização pertinente à proteção do ativo da empresa e garantia de que as contas e os relatórios financeiros são merecedores de confiança.

Natureza dos Controles
O sistema de controle interno de uma empresa visa sempre possibilitar a prevenção edetecção de erros e fraudes que tragam prejuízos ou afetem a qualidade da informação fornecida para que a administração tome decisões. Os controles podem ser detectivos ou preventivos.
Controle de Prevenção: São aqueles destinados a impedir erros ou anormalidades durante o processamento. Evitando que erros ocorram e o custo para corrigi-los. Esses controles são mais eficientes e menos caros do queos detectivos.
Controle de Detecção: São aqueles controles destinados a detectar erros e anormalidades que ocorreram durante o processamento de dados. Esses controles são mais caros que os preventivos, mas também são essenciais.

Além dessas citadas existem mais duas categorias:
Controles Diretivos: É um controle que dá orientação explicita sobre que ações têm de ser feita para causar oufavorecer a ocorrência de um evento desejável.
Controles Corretivos: São aqueles controles destinados a detectar omissões, lacunas e erros, corrigindo, assim, tais desvios.

Princípios do Controle Interno
Através dos princípios de controle interno, se estabelecem as diretrizes a serem tomadas pela administração da empresa, no tocante ao seu adequado funcionamento, com a separação de atribuiçõesespecíficas para cada funcionário, a fim de se evitar possíveis erros ou fraudes.

AUDITORIA
Consiste em um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo de averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas à consecução dos objetivos.
Auditoria Externa ou independente é aquela realizada porprofissional liberal, auditor independente, sem vínculo de emprego com a entidade, que poderá ser contratado para a auditoria permanente ou eventual.
Auditoria interna é necessária à organização e desenvolve-se a fim de seguir a gerência ativa, concedendo-lhe alternativas, como ferramenta de trabalho, de controle, assessoria e administração. A auditoria interna foi concebida em virtude de a auditoriaexterna ter por objetivo, unicamente, a emissão de um parecer acerca d fidedignidade das demonstrações contábeis das empresas.
As atividades das duas auditorias – a interna e a externa – podem ser sobrepor em alguns pontos, como exemplo, revisar se os controles contábeis são adequados. Mas as diferenças entre elas são maiores do que as similares.
Porém os objetivos de ambas as auditorias são...
tracking img